As inscrições para a 16ª edição do programa "Para Mulheres na Ciência" se encerram na próxima segunda-feira (10). Realizada pela L’Oréal em parceria com a Unesco Brasil e a Academia Brasileira de Ciências, a premiação concede bolsas-auxílio para sete pesquisadoras brasileiras a fim de incentivar a continuidade das pesquisas selecionadas.
Para participar é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 2014, sendo que, para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para quem tem dois filhos ou mais, o prazo se estende por mais dois anos. Além disso, a cientista deve ter residência estável no Brasil, desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos listados na página do programa.
HISTÓRICO - Ao longo das últimas edições, o programa "Para Mulheres na Ciência" já reconheceu e incentivou 103 cientistas brasileiras com a distribuição de mais de R$ 4,3 milhões em bolsas-auxílio.
Em 2018, a professora do Departamento de Física da UFOP Jaqueline Soares foi laureada com o prêmio pelo projeto de pesquisa que pretende melhorar a qualidade de próteses ortopédicas e dentárias tornando as peças mais baratas e resistentes com o uso de um talco produzido a partir da pedra-sabão — matéria-prima abundante na região dos Inconfidentes e que se mostrou biocompatível ao organismo humano em testes preliminares.
Na última coluna do "Em Discussão", espaço de divulgação das temáticas em pauta no universo acadêmico, conversamos com a professora sobre a importância da premiação, sobre o estágio atual da pesquisa e sobre as barreiras que ainda precisam ser derrubadas em termos de desigualdade de gênero na ciência. Leia a
entrevista completa.