Ir para o conteúdo

Programa "Para Mulheres na Ciência" abre inscrições para pesquisadoras

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Estão abertas as inscrições para a 18ª edição do Prêmio "Para Mulheres na Ciência". O programa é desenvolvido desde 2006 pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a L'Oréal e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de promover e reconhecer a participação da mulher na ciência e favorecer o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro.
 
A iniciativa já contemplou mais de 115 jovens pesquisadoras no Brasil com o auxílio de 50 mil reais para financiamento de estudos, totalizando cerca de R$ 5.1 milhões em bolsas-auxílio ao longo dos anos. Toda edição, sete jovens pesquisadoras são escolhidas nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática.
 
Em 2018, a professora do Departamento de Física da UFOP Jaqueline Soares recebeu o prêmio pelo projeto de pesquisa que melhora a qualidade de próteses ortopédicas e dentárias, tornando as peças mais baratas e resistentes com o uso de um talco produzido a partir da pedra-sabão — matéria-prima abundante na Região dos Inconfidentes que se mostrou biocompatível com o organismo humano em testes preliminares. 
 
O período de inscrição vai até 17 de julho e as vencedoras serão conhecidas no segundo semestre deste ano. Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 1º de janeiro de 2015, sendo que, para mulheres com um filho, o limite se estende por mais um ano e, para quem tem dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos. Além disso, a cientista deve ter residência estável no Brasil, desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos, disponíveis no regulamento.
 
De acordo com o último Relatório da Ciência da Unesco, as mulheres representam cerca de 33% dos pesquisadores globais, e menos de 4% dos ganhadores de prêmios Nobel são mulheres. No Brasil, a representação de mulheres em cargos de liderança na área de Ciência e Tecnologia está entre 0% e 2%, segundo o último relatório da Unesco-British Council de 2021.  
 
O regulamento completo e outras informações estão disponíveis no site For Women in Science.
 

 

Veja também

2 Outubro 2023

Os alunos da disciplina Laboratório Supervisionado, do curso de Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), vão realizar consultoria...

Leia mais

26 Setembro 2023

As aulas oferecidas pelo projeto de extensão Curso Livre de Iniciação ao Piano (Clip) são abertas a toda a comunidade...

Leia mais

18 Setembro 2023

Estão abertas as inscrições para a 23ª edição do Prêmio Andifes de Jornalismo. O objetivo é valorizar a produção de...

Leia mais

14 Setembro 2023

O seminário "Combate à Desinformação e Defesa da Democracia" tem início nesta quinta-feira (14). O objetivo é debater junto a...

Leia mais