Ir para o conteúdo

Programa "Para Mulheres na Ciência" abre inscrições para pesquisadoras

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Estão abertas as inscrições para a 18ª edição do Prêmio "Para Mulheres na Ciência". O programa é desenvolvido desde 2006 pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a L'Oréal e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de promover e reconhecer a participação da mulher na ciência e favorecer o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro.
 
A iniciativa já contemplou mais de 115 jovens pesquisadoras no Brasil com o auxílio de 50 mil reais para financiamento de estudos, totalizando cerca de R$ 5.1 milhões em bolsas-auxílio ao longo dos anos. Toda edição, sete jovens pesquisadoras são escolhidas nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática.
 
Em 2018, a professora do Departamento de Física da UFOP Jaqueline Soares recebeu o prêmio pelo projeto de pesquisa que melhora a qualidade de próteses ortopédicas e dentárias, tornando as peças mais baratas e resistentes com o uso de um talco produzido a partir da pedra-sabão — matéria-prima abundante na Região dos Inconfidentes que se mostrou biocompatível com o organismo humano em testes preliminares. 
 
O período de inscrição vai até 17 de julho e as vencedoras serão conhecidas no segundo semestre deste ano. Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de 1º de janeiro de 2015, sendo que, para mulheres com um filho, o limite se estende por mais um ano e, para quem tem dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos. Além disso, a cientista deve ter residência estável no Brasil, desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos, disponíveis no regulamento.
 
De acordo com o último Relatório da Ciência da Unesco, as mulheres representam cerca de 33% dos pesquisadores globais, e menos de 4% dos ganhadores de prêmios Nobel são mulheres. No Brasil, a representação de mulheres em cargos de liderança na área de Ciência e Tecnologia está entre 0% e 2%, segundo o último relatório da Unesco-British Council de 2021.  
 
O regulamento completo e outras informações estão disponíveis no site For Women in Science.
 

 

Veja também

22 Março 2024

O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas seleciona estudantes de Museologia e Jornalismo para atuar como bolsistas...

Leia mais

14 Março 2024

A Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas abre edital para a seleção de um bolsista para realizar atividades...

Leia mais

28 Fevereiro 2024

O Prêmio Mérito Rondon, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em uma iniciativa do Centro de Altos Estudos em...

Leia mais

26 Fevereiro 2024

Com o objetivo de ampliar a rede de colaboradores que atuam na difusão da poesia contemporânea brasileira, a Transvê Poesias,...

Leia mais