Criado por Gabriel Campbell em qui, 09/03/2017 - 11:50 | Editado por Lígia Souza há 7 anos.
17203586_1238657442879526_757295049_n.jpg
Para Magalhães, o conhecimento extracurricular é indispensável para o aprendizado completo e foi o que motivou a criação do projeto. “O que aconteceu na verdade é que o projeto, como todos outros de competição, provocou nos alunos a necessidade de aprender sobre assuntos que vão além das disciplinas, gerando uma aprendizagem ativa, uma busca de soluções e de conhecimentos extra”, salienta. Para ele, os projetos de competição proporcionam esse aprendizado. Durante as atividades vinculadas ao projeto do veículo, os alunos devem trabalhar em grupo para a resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento em engenharia e, desenvolvendo assim, características imprescindíveis ao mercado de trabalho, como capacidade inovadora, visão estratégica e habilidade de trabalhar em equipe.
17204400_1238652226213381_793472876_n.jpg
No início, o projeto contava somente com a disposição de alguns alunos. As reuniões aconteciam semanalmente. “Corríamos atrás de apoio institucional e de patrocínios e recebemos diversas e importantes ajudas: UFOP, Fundação Gorceix, Departamento, Curso, Escola de Minas e empresas. Conseguimos também aprovação de diversos projetos junto à Fapemig”, enaltece o professor Magalhães. Tudo isso, segundo ele, ajudou muito na consolidação da equipe.
Atualmente, o projeto Baja já participou de diversas competições nacionais e regionais, construiu três protótipos e acumulou experiência para continuar e uma equipe que busca aperfeiçoar sempre. O objetivo do Baja, segundo o professor, é se reestruturar para participar das próximas competições e alcançar o primeiro lugar em diversas etapas e também o pódio com o primeiro lugar geral.
Para Magalhães, ser coordenador da equipe é um desafio e ao mesmo tempo motivante. “Fico muito feliz pelas conquistas e por ver a realização e felicidade de cada um”, ressalta.
“É difícil descrever com palavras o que é fazer parte da Equipe Inconfidentes Baja. É preciso participar para entender como é emocionante e edificante colaborar com um projeto como este. Não tenho dúvidas que todos professores e alunos que participam de projetos como o do Baja se tornem melhores profissionais, melhores engenheiros, melhores líderes e, sem dúvida, melhores pessoas. Fica a dica, não deixem de participar destes projetos”, convida o professor.
Para se inscrever no Projeto Baja acesse o edital (ainda com a data antiga das inscrições).