Criado por Administrator em sex, 20/11/2015 - 16:54
Gabriel Campbell
O Minicurso “Elaboração de projetos acadêmicos e sociais”, ministrado pela professora da UFOP, Vera Guarda, trouxe soluções e ferramentas facilitadoras para a elaboração de um projeto exequível de pesquisa.
Durante os ensinamentos, a professora discorreu sobre as fases e etapas de um projeto, desde a pesquisa, monitoramento e encerramento; dicas sobre o porquê de elaborar um projeto; como transformar o problema em oportunidade.
Além disso, propôs uma reflexão acerca do projeto social. “O projeto social tem que vir de baixo para cima. As pessoas beneficiadas pelo projeto tem que trabalhar em conjunto”. Um dos exemplos utilizados por ela foi seu próprio projeto de agricultura em Antônio Pereira, onde criaram-se uma horta junto aos moradores. Segundo Guarda, o diagnóstico é muito importante para a modelagem do projeto. “O diagnóstico serve para a gente conhecer onde vai atuar. Identificar de forma precisa o cenário em que o projeto cultural se insere”, assinala.
Foi ressaltado também o perfil dos estudantes de graduação atualmente. “Hoje, na universidade, os alunos entram e não gostam do curso e vão mudando de curso e de universidade. Se a gente não sabe onde quer chegar, se não temos um objetivo traçado, qualquer caminho serve”, argumenta.
No final do curso, divididos em grupos com três componentes,utilizando as informações repassadas e sob a orientação de Vera, os presentes realizaram uma dinâmica onde criaram e apresentaram um anteprojeto de pesquisa.