Orquestra Experimental UFOP – Ouro Preto lança CD Latinidade

Concerto dia 17 de março inicia série anual de apresentações da Orquestra em Ouro Preto e mostra obras de seu primeiro CD.

Depois de se apresentar no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, a Orquestra Experimental UFOP - Ouro Preto realiza, no dia 17 de março, o concerto de lançamento do CD Latinidade, na Igreja N. Sra. da Conceição, às 20h30. A entrada é franca.

O concerto conta com a regência do maestro Silvio Viegas, Rufo Herrera (bandoneon) e demais músicos da Orquestra Experimental.

As peças executadas neste concerto estão no CD Latinidade e foram escritas por grandes compositores brasileiros e argentinos, dentre eles Carlos Gomes, Guerra-Peixe, Astor Piazzola e Rufo Herrera. O CD pretende representar toda a efervescência cultural típica da América Latina. Destaque para Graciela y Buenos Aires de Jose Bragato, música inédita no Brasil, e Beco do Pilão, chorinho composto pelo ouro-pretano Chiquinho de Assis.

A intenção da orquestra é contribuir para o registro e difusão de obras que não são facilmente encontradas hoje no mercado fonográfico, nacional e internacional, a exemplo do brilhante Concertino para Violino de Guerra-Peixe e a Sonata para Cordas de Carlos Gomes. Tal registro só pôde ser realizado por meio dos recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet - e pelo patrocínio das empresas Belgo/Grupo Arcelor-Mittal, Novelis e Eletrobrás.

Concerto de lançamento do CD Latinidade

17 de março – sábado

Na Igreja Nossa Senhora da Conceição

Informações: GLTA - (31) 3551-2093

Entrada Franca

Repertório do Concerto

Rufo Herrera

Suíte Buenos Aires – século XX: uma história do Tango , do compositor e bandoneonista argentino Rufo Herrera contempla temas clássicos do tango argentino. Rufo Herrera reúne obras de Mariano Mores, Francisco Canaro, Carlos Gardel, Anibal Troilo e Horácio Salgan em uma suíte de 11 minutos que narra a história do tango. Rufo executa também o já clássico Adiós Nonino, de Astor Piazzola, para homenagear um dos maiores nomes do tango.

Carlos Gomes

A íntegra da Sonata para Cordas, de 1894, da qual o último movimento é o conhecido Burrico de Pau, está no programa. Antônio Carlos Gomes viveu entre 1836 e 1896 e foi o primeiro compositor brasileiro a conquistar notoriedade internacional, tornando-se o mais importante compositor operístico do país.

Guerra-Peixe

Compositor brasileiro nascido em Petrópolis em 1914, César Guerra-Peixe dedicou-se também ao folclore brasileiro, produzindo composições modernas de notável valor pela riqueza e autenticidade cultural. Poucos compositores conseguiram atingir tal versatilidade e concisão de linguagem com simplicidade.

Embora não gravado no CD, a obra Mourão, para cordas, será executada no encerramento da concerto. Tornou-se, modernamente, a mais executada peça do compositor. No concerto ela será tocada por todos os instrumentistas da orquestra: cordas e sopros, além de zabumba e triângulo.

Chiquinho de Assis

O concerto conta também com o chorinho Beco do Pilão, registro inédito em CD, de Chiquinho de Assis. A composição, feita especialmente para a Orquestra Experimental, é o retrato musical da poesia e nostalgia de um dentre tantos becos de Ouro Preto. O músico, nascido em 1977 nesta cidade, onde estudou e se tornou discípulo do mestre Rufo Herrera, integra a Orquestra Experimental UFOP – Ouro Preto desde sua criação como compositor e arranjador.

Orquestra Experimental UFOP – Ouro Preto e o CD Latinidade

Criada em 2000 pelo compositor e bandoneonista argentino Rufo Herrera e por Ronaldo Toffolo, ambos integrantes do corpo docente da Universidade Federal de Ouro Preto, a Orquestra Experimental UFOP – Ouro Preto celebra os sete anos de sua existência com estes concertos de lançamento do CD Latinidade, sob regência do maestro Silvio Viegas.

A escolha das obras para gravação do CD coube a Ronaldo Toffolo e Rodrigo Toffolo, ambos coordenadores da Orquestra Experimental. A Direção Musical, sempre competente, coube ao regente titular da Orquestra, Maestro Silvio Viegas.

A produção do disco Latinidade esteve a cargo do Selo independente Karmim, que detém os direitos cedidos para sua comercialização. Engenheiro de som: Murillo Corrêa. Ele pode ser adquirido no próprio concerto de lançamento ou diretamente em contato com a Karmim, através do site: www.karmim.com, ou pelo telefone: (31) 3313-7625. Valor: R$30.