Criado por Administrator em seg, 25/05/2009 - 14:17
Nesta quarta-feira, 27 de maio, a Orquestra Ouro Preto se apresenta na Casa da Ópera de Vila Rica – Teatro Municipal, em Ouro Preto, às 20h30 e em Mariana, no sábado, 30 de maio, às 19h.
Neste concerto, a Orquestra Ouro Preto, sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, interpreta obras de três períodos distintos da história da música - barroco, classicismo e romantismo -, levando ao público uma mostra do estilo de composição de cada época, com obras de importantes compositores de cada período. Para este concerto, a Orquestra Ouro Preto tem como convidado o violinista sérvio Gordan Trajkovic como solista e spalla convidado.
Os concertos da Orquestra Ouro Preto têm o patrocínio da ArcelorMittal, por meio dos recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.
A entrada é franca para todos os concertos da Orquestra.
A Orquestra ainda se apresenta em Belo Horizonte, na sexta-feira 29 de maio, no auditório da Fundação de Educação Artística (Rua Gonçalves Dias, 320), às 20h30.
A Orquestra
A Orquestra Ouro Preto foi criada em maio de 2000, com o nome Orquestra Experimental UFOP/Ouro Preto, por Rufo Herrera e Ronaldo Toffolo, ambos então professores da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem como propostas o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta à comunidade universitária, local e itinerante de uma programação permanente de concertos, além da difusão da música de “compositores da escola mineira”, com ênfase naqueles que atuaram em Vila Rica e Mariana nos séculos XVIII e XIX, a exemplo de João de Deus de Castro Lobo (1794-1832). Ainda tem como característica de repertório a ênfase à música latino-americana, de modo especial pela presença, como músico da orquestra, de Rufo Herrera, argentino radicado no Brasil desde 1963, que divide entre Ouro Preto e Belo Horizonte sua mais atual fase artística e de criação musical.
Além dos concertos periódicos em Ouro Preto, a Orquestra já se apresentou em diversos estados brasileiros sob a regência de importantes maestros, como Arnon Sávio Reis de Oliveira (MG), Ernani Aguiar (RJ) e Júlio Moretzsohn (RJ).
De modo especial abriu, a partir de 2007, uma programação destinada aos distritos do município de Ouro Preto, além de realizar concertos que se deslocaram do centro histórico para os principais bairros da cidade. Seu regente titular é o maestro Rodrigo Toffolo. Conta, desde a sua criação, com o patrocínio da empresa ArcelorMittal.