Criado por Administrator em ter, 08/05/2007 - 00:00
Ouro Preto, tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, investe agora no desenvolvimento sustentável para preservar seu rico acervo patrimonial e melhorar a qualidade de vida de sua população. Desde fevereiro deste ano, sob a coordenação da Organização Não Governamental Interforum Global, o município deu início ao processo de implantação de sua Agenda 21 Local.
No próximo dia 11 de maio, sexta-feira, acontece, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, o Encontro Mineiro de Agendas 21 Locais. A programação tem como objetivo contemplar a troca de experiências entre as cidades que já implantaram sua Agenda 21 Local ou que estão em processo de implantação, além de contribuir para disseminar os conceitos e propostas de desenvolvimento sustentável entre os municípios da Região dos Inconfidentes.
“A Agenda 21 faz parte de um programa internacional, que surgiu a partir da Eco-92. Ela não trabalha apenas com a questão ambiental de forma isolada, trabalha com o desenvolvimento urbano e com o empreendedorismo. No próximo dia 11, Ouro Preto recebe a Agenda Aberta Mineira e passará a se articular de forma muito mais dinâmica no processo das Agendas Locais. Penso que o município deverá liderar a questão em Minas sobre patrimônio e sustentabilidade, não apenas por causa de seu patrimônio histórico, mas também devido ao seu patrimônio ambiental que é extraordinário”, prevê a embaixadora Dulce Maria Pereira, coordenadora de implantação de Agendas 21 Locais da Interforum Brasil.
“A Agenda 21 Local é um instrumento que vai desenvolver atividades e metas com objetivo de termos uma Ouro Preto sustentável, para podermos nos desenvolver em harmonia com as questões ambientais e com mais qualidade de vida”, enfatiza a secretária municipal de Meio Ambiente, Silviane Pedrosa. A proposta tem apoio da UFOP e da Câmara de Vereadores.
ENCONTRO MINEIRO DE AGENDAS 21 LOCAIS
Programação
8h – Cadastramento e exibição de vídeo da Agenda 21 Local
8h30 – Abertura do evento
9h – Palestra Rede Mineira de Agendas 21
9h40 – Palestra Semad
10h – Palestra Ministério do Meio Ambiente
10h40 – Palestra Ministério de Minas e Energia
11h - Exposição do Processo Ouro Preto: Patrimônio e Sustentabilidade
11h40 – Coffee break
12h – Exposição das cidades
12h40 – Informações sobre grupos de trabalho
14h30 – Grupos de discussão
17h – Plenária
17h40 – Encerramento e leitura da Carta de Ouro Preto
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP, Rua Diogo de Vasconcelos, 328, Pilar, Ouro Preto – MG.
Participantes
Municípios que participam do evento: Ouro Preto, Belo Horizonte, Catas Altas, Catas Altas da Noruega, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabira, Itabirito, Ponte Nova, Mariana, Ouro Branco, Diogo de Vasconcelos, Piranga, Santa Bárbara, Acaiaca, Barão de Cocais e Itaúna.
Autoridades: Maria José Gazzi Salum, representante da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral; Cláudio Scliar, secretário de Geologia , Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Geologia; Sérgio Bueno Fonseca, coordenador da Agenda 21 Brasileira.
AGENDA 21 LOCAL DE OURO PRETO
Histórico das atividades realizadas
-
07 a 09 de fevereiro: Participação no 1º Encontro de Processos de Agendas 21 Locais, em Virgolândia, onde foi formada a Rede Mineira de Processos, da qual o município de Ouro Preto faz parte como integrante do colegiado.
-
06 de março: Plenária de apresentação da Agenda 21 para a população, empresas e poder público, na Câmara Municipal de Ouro Preto.
-
09 de março: Participação na reunião do Colegiado da Rede Mineira de Processos da Agenda 21 Local, realizada em Betim.
-
22 de março: Identificação de duas nascentes (Rio Doce e Rio das Velhas), uma no bairro da Água Limpa e outra no distrito de Serra do Siqueira, como parte das atividades do Dia Mundial da Água. Contou com a presença da população ouropretana, escolas, alunos da Apae, representantes do Executivo e Legislativo municipais e da Universidade Federal de Ouro Preto. Também foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal, sobre o tema “Água e Esgoto”.
-
23 de março: Seminário de Capacitação para Agenda 21 Local.
-
28 a 31 de março: Participação no Fórum das Águas, realizado em Ipatinga.
-
13 de abril: Seminário Técnico de Diagnóstico para referência da Agenda 21 Local. Redação da Carta de Ouro Preto, que lança as bases para a implantação da Agenda 21 Local no município.
-
20 de abril: Seminário de Implantação da Agenda 21 Mineral de Ouro Preto.