Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Ouro Preto organiza Seminário Intermunicipal de Agendas 21 Locais, dia 11 de maio

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Ouro Preto, tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, investe agora no desenvolvimento sustentável para preservar seu rico acervo patrimonial e melhorar a qualidade de vida de sua população. Desde fevereiro deste ano, sob a coordenação da Organização Não Governamental Interforum Global, o município deu início ao processo de implantação de sua Agenda 21 Local.

 

No próximo dia 11 de maio, sexta-feira, acontece, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, o Encontro Mineiro de Agendas 21 Locais. A programação tem como objetivo contemplar a troca de experiências entre as cidades que já implantaram sua Agenda 21 Local ou que estão em processo de implantação, além de contribuir para disseminar os conceitos e propostas de desenvolvimento sustentável entre os municípios da Região dos Inconfidentes.

 

“A Agenda 21 faz parte de um programa internacional, que surgiu a partir da Eco-92. Ela não trabalha apenas com a questão ambiental de forma isolada, trabalha com o desenvolvimento urbano e com o empreendedorismo. No próximo dia 11, Ouro Preto recebe a Agenda Aberta Mineira e passará a se articular de forma muito mais dinâmica no processo das Agendas Locais. Penso que o município deverá liderar a questão em Minas sobre patrimônio e sustentabilidade, não apenas por causa de seu patrimônio histórico, mas também devido ao seu patrimônio ambiental que é extraordinário”, prevê a embaixadora Dulce Maria Pereira, coordenadora de implantação de Agendas 21 Locais da Interforum Brasil.

 

“A Agenda 21 Local é um instrumento que vai desenvolver atividades e metas com objetivo de termos uma Ouro Preto sustentável, para podermos nos desenvolver em harmonia com as questões ambientais e com mais qualidade de vida”, enfatiza a secretária municipal de Meio Ambiente, Silviane Pedrosa. A proposta tem apoio da UFOP e da Câmara de Vereadores.

 

ENCONTRO MINEIRO DE AGENDAS 21 LOCAIS

Programação

8h – Cadastramento e exibição de vídeo da Agenda 21 Local

8h30 – Abertura do evento

9h – Palestra Rede Mineira de Agendas 21

9h40 – Palestra Semad

10h – Palestra Ministério do Meio Ambiente

10h40 – Palestra Ministério de Minas e Energia

11h - Exposição do Processo Ouro Preto: Patrimônio e Sustentabilidade

11h40 – Coffee break

12h – Exposição das cidades

12h40 – Informações sobre grupos de trabalho

14h30 – Grupos de discussão

17h – Plenária

17h40 – Encerramento e leitura da Carta de Ouro Preto

 

Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP, Rua Diogo de Vasconcelos, 328, Pilar, Ouro Preto – MG.

 

Participantes

Municípios que participam do evento: Ouro Preto, Belo Horizonte, Catas Altas, Catas Altas da Noruega, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabira, Itabirito, Ponte Nova, Mariana, Ouro Branco, Diogo de Vasconcelos, Piranga, Santa Bárbara, Acaiaca, Barão de Cocais e Itaúna.

 

Autoridades: Maria José Gazzi Salum, representante da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral; Cláudio Scliar, secretário de Geologia , Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Geologia; Sérgio Bueno Fonseca, coordenador da Agenda 21 Brasileira.

 

 

AGENDA 21 LOCAL DE OURO PRETO

Histórico das atividades realizadas

 

  • 07 a 09 de fevereiro: Participação no 1º Encontro de Processos de Agendas 21 Locais, em Virgolândia, onde foi formada a Rede Mineira de Processos, da qual o município de Ouro Preto faz parte como integrante do colegiado.
  • 06 de março: Plenária de apresentação da Agenda 21 para a população, empresas e poder público, na Câmara Municipal de Ouro Preto.
  • 09 de março: Participação na reunião do Colegiado da Rede Mineira de Processos da Agenda 21 Local, realizada em Betim.
  • 22 de março: Identificação de duas nascentes (Rio Doce e Rio das Velhas), uma no bairro da Água Limpa e outra no distrito de Serra do Siqueira, como parte das atividades do Dia Mundial da Água. Contou com a presença da população ouropretana, escolas, alunos da Apae, representantes do Executivo e Legislativo municipais e da Universidade Federal de Ouro Preto. Também foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal, sobre o tema “Água e Esgoto”.
  • 23 de março: Seminário de Capacitação para Agenda 21 Local.
  • 28 a 31 de março: Participação no Fórum das Águas, realizado em Ipatinga.
  • 13 de abril: Seminário Técnico de Diagnóstico para referência da Agenda 21 Local. Redação da Carta de Ouro Preto, que lança as bases para a implantação da Agenda 21 Local no município.
  • 20 de abril: Seminário de Implantação da Agenda 21 Mineral de Ouro Preto.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.