Criado por Administrator em sex, 08/05/2009 - 11:19
Realizado pelo Projeto Manuelzão, em parceria com a Prefeitura, FestiVelhas Nascentes promove encontro de arte com cultura
Nos dias 08 e 09 de Maio, o Morro São Sebastião, em Ouro Preto, será palco de debates, mesas redondas, oficinas, e apresentações culturais artísticas e tradicionais. É os FestiVelhas Nascente, que faz parte da programação da Expedição pelo Velhas 2009 - Encontros de um povo com sua bacia.
A programação começa na sexta, às 16h, com a leitura dramática do Conto a Terceira Margem, realizada pelo Instituto Candonguero Arte e Cultura. Depois haverá exibição de filme, espetáculo teatral com o Grupo DragãoVerdeAmarelo. Para encerrar a noite haverá seresta com o Grupo Renascer. Todos os grupos são de Ouro Preto.
No sábado a programação começa cedo, às 9h, com cortejo da Trupe Gaia seguida de oficina de malabares. A programação é diversa com oficinas, debates e apresentações culturais. A unidade móvel do Projeto Manuelzão ficará estacionada no Morro São Sebastião realizando atividades de educação ambiental com as escolas que agendaram a visitas. Além disso, no local terá exposição de painéis confeccionados pelos alunos das escolas da rede municipal participantes e da Renda Marafunda. Também haverá feiras de gastronomia e artesanato
No domingo a Expedição se concentra no Parque Municipal das Andorinhas, local em que se encontram as nascentes do Rio das Velhas. Às 9h tem missa festiva e às 10h a inauguração do parque com a presença do secretário de meio ambiente e desenvolvimento de Minas Gerais, José Carlos Carvalho. Uma caminhada até da Cachoeira das Andorinhas até São Bartolomeu dará início à expedição pelo Velhas.
De novo, mas diferente
Em 2003, a Expedição Manuelzão Desce o Rio das Velhas se propôs a conhecer a realidade de sua bacia através de um ângulo curioso: por dentro. Dessa experiência nasceu a Meta 2010 – navegar, nadar e pescar no Rio das Velhas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sua área mais degradada.
Seis anos depois, a Expedição pelo Velhas 2009 é uma oportunidade para chamar a atenção das pessoas para a bacia. De 08 de maio a 27 de junho, de Ouro Preto a Várzea da Palma, ela integrará a navegação pelo Rio e as manifestações artístico-culturais da bacia, levando os avanços da Meta e do Projeto. O evento será, também, uma oportunidade para se perceber os problemas que ainda persistem na bacia e gerar uma oportunidade para que a população possa discuti-los. A Universidade Federal de Ouro Preto é parceira do Festivelhas.
Para mais informações:
Comissão de Arte e Cultura: (31) 3409-9810
Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto: (31)3559-3256