Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Ouro Preto recebe espetáculo "Abracartabra" do Projeto Circo, Arte-Educação e Cidadania

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Aldo Damasceno

circo.jpg
A magia das cartas e do circo conduz a história de Abracartabra, espetáculo que compõe a mostra artística dos alunos do projeto Circo, Arte-Educação e Cidadania, da Organização Cultural Ambiental (OCA). A apresentação acontece no próximo fim de semana, nos dias 21 e 22 de fevereiro, às 19h30, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto. A entrada é gratuita para todos os dias, mediante a retirada de senha duas horas antes das apresentações, no local do evento. Na quinta-feira (20), a OCA promove uma pré-estreia apenas para convidados.

Abracartabra é uma livre alusão à trajetória de Benjamim de Oliveira, conhecido como o primeiro palhaço negro do País. Com a descoberta das cartas do seu avô homônimo,  Benjamim é transportado para um mundo imaginário, tudo acontece na pequena cidade de Cajueiro Pequeno. Nos relatos, seu avô conhece a cidade como a palma de sua mão e não se perde mais pelas ruas, apenas quando quer. O menino tem forte devoção pelas cartas e imaginação tão fértil que cria o estranho hábito de escrever para si mesmo. Em um dia comum de carteiro, Benjamim se depara com o desafio de entregar uma carta gigante em um endereço diferente, a correspondência é para "O magnífico mágico da cartola dourada" e o local, "o maior espetáculo da terra". Com a entrega, ele descobre o circo, encanta-se e decide partir com a caravana circense. 

A montagem é coordenada por Eduardo França. "O espetáculo serve como forma de mostrar o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido com os meninos do projeto e, de alguma forma, homenagear a cultura negra. Esperamos que todos possam nos prestigiar", comenta.


O PROGRAMA - Circo, Arte-Educação e Cidadania é  uma iniciativa educacional, cultural e de ação social, que consiste no ensino das artes circenses como pedagogia alternativa e complementar, para crianças e adolescentes da rede pública. O programa é também um projeto de extensão do curso de Artes Cênicas da UFOP, no qual a Universidade disponibiliza quatro monitores para as aulas, além da parceria institucional. O circo é também um espaço educacional privilegiado de arte e formação humana. Seu ensino é aliado à integração social dos jovens, ao desenvolver processos construtivos de sociabilidade que visam ao senso de cooperação e à formação dos saberes. Diálogo e intercâmbio de saberes, deveres e sonhos. Por acreditar no poder transformador da arte e da educação, no ano de 2009, a OCA, entidade que tem como compromisso "fazer valer os direitos das crianças e jovens" e promover oportunidades educativas e de desenvolvimento por meio da arte-educação.

Acesse o site do grupo. 

Outras informações pelo e-mail: assessoriaprojetocirco@gmail.com.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.