Criado por Administrator em qua, 30/09/2009 - 15:56
Ouro Preto sedia entre os dias 5 e 9 de outubro o 3° Seminário Patrimônio Cultural: conservação e restauração no século XXI – Edição Internacional.
Promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto - Faop, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, com apoio da FIEMG e FAPEMIG, o evento integra o ano da França no Brasil e a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural.
Privilegiando o pensar, o ensinar e o fazer, o Seminário Patrimônio Cultural se firma, em seu terceiro ano consecutivo, como um dos mais importantes fóruns de discussões sobre a preservação e restauração de bens culturais do país.
Nos 5 dias de evento, serão ministradas palestras, minicursos e debates com o objetivo de fomentar reflexões sobre as teorias e critérios da conservação e restauração; o ensino, a formação profissional e o compartilhamento de experiências, a partir da reunião dos diversos agentes que atuam na área.
Confirmaram presença pesquisadores de diversas localidades do país e da França, com destaque para o pesquisador francês Gael de Guichen, Presidente de Honra do International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Propety e um dos mais influentes nomes no que diz respeito à preservação e conservação do patrimônio cultural no mundo.
A abertura do evento será no dia 5 de outubro, às 19h, na Casa da Ópera – Teatro Municipal de Ouro Preto, com palestra proferida por Gael de Guichen com o tema “Acervos: Sonho ou Pesadelo”. Estarão presentes na cerimônia diversas autoridades, entre elas, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais Estevão Fiúza, a Presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto Ana Pacheco e o Prefeito da cidade de Ouro Preto Ângelo Oswaldo.
Maiores informações podem ser acessadas pelo endereço eletrônico www.faop.mg.gov.br ou pelo telefone 31 3551 2014.