Ir para o conteúdo

Ouro Preto sedia o Simpósio Satélite Internacional "Brain Origins of Cardiovascular Disorders"

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Contando a história das pesquisas médicas na área de comando central cerebral e sua influência no sistema cardiovascular, o Professor William Blessing, da Flinders University, Austrália, abriu o “Brain Origins of Cardiovascular Disorders”, simpósio satélite do Encontro Internacional de pesquisadores da Neurociência, organizado pelo ISAN (Internacional Society of Autonomic Neuroscience) e pelo AAN (American Autonomic Neuroscience). O evento foi realizado na última sexta-feira, dia 9, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e atraiu cerca de 40 pessoas.

Na solenidade de abertura, estavam presentes o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Jorge Adílio Pena e os idealizadores do simpósio, o Prof. Dr. Deoclécio Alves Chianca Júnior, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o Prof. Dr. Marco Antônio Peliky Fontes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para o Professor Deoclécio, um dos organizadores, a oportunidade é ótima para o Brasil, país que contribui atualmente com 10% de toda a publicação científica mundial. “É uma grande oportunidade poder discutir o que está sendo pesquisado em diferentes partes do mundo. Vale lembrar também que conseguimos reunir referências no assunto dos três continentes: Europa, América e Oceania”. – afirmou o Professor.

Além das palestras, o encontro também contou com a apresentação de pôsteres com pesquisas científicas dos alunos de várias Universidades mineiras, como a UFMG, UFOP e UFV.

Para uma das entusiastas do Simpósio, a mestranda em Bioquímica Metabólica e Fisiológica da UFOP, Gabriela Sousa, a experiência tem sido muito gratificante. “É uma oportunidade incrível ter contato com pesquisadores renomados de várias partes do mundo. O tema do simpósio é muito interessante” – afirmou a Mestranda.

O Simpósio Satélite “Brain Origins of Cardiovascular Disorders”, que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica (N-BIOFAR), Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), além das Universidades Federais de Ouro Preto e Minas Gerais, ocorre até o dia 10 de Setembro.