Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Ouro Preto sediará o II Leishvaccines em 2012

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Professor Alexandre Barbosa Reis (Nupeb & Cipharma EF) da UFOP irá presidir o II Leishvaccines. Trata-se de um congresso Internacional que trará a presença de 60 pesquisadores estrangeiros de diversos países além de pesquisadores brasileiros que ser reunirão para discutir uma agenda mundial de financiamentos estratégicos em diversas fronteiras científicas no desenvolvimento biotecnológico e testes de vacinas para as diversas manifestações clínicas das leishmanioses (humanas e caninas) que ocorrem no mundo. A primeira versão do evento ocorreu este ano em Recife durante o congresso brasileiro de medicina tropical e reuniu 40 pesquisadores de maior peso na área. Após o encerramento ficou decidido que este evento teria freqüência tri anual e que o próximo seria em Ouro Preto. Durante os dias 03 e 04 estavam reunidos no Nupeb o comitê organizador formado pelos professores: Rodolfo C. Giunchetti e Cláudia Carneiro (UFOP); Ricardo Toshio Fujiwara, Oscar Bruna Romero e Ana Paula Moura Fernandes (UFMG) além dos Profs. Isabel Santos (USP) e Carlos H. Neri Costa (UFPI- Presidente do I Leishvaccines).

Para o Prof. Alexandre Reis, o fato de Ouro Preto ser a cidade sede do evento mostra o quanto é significativo a participação de pesquisadores mineiros no cenário mundial na área de desenvolvimento e testes de vacinas para leishmanioses. Ele ressalta ainda a importância da UFOP neste contexto, pois hoje na universidade há vários pesquisadores que trabalham com vacinas contra leishmanioses em diversas frentes o que também posicionam de forma privilegiada a instituição neste relevante cenário científico. Este evento propicia a criação de redes estaduais, nacionais e internacionais para um esforço conjunto na busca de vacinas eficazes contra leishmanioses.

O evento contará com pré cursos internacionais (Alto Estudos) e uma agenda que consta de conferências e mesas redondas. Além de uma reunião fechada que ocorre no último dia onde é avaliado os avanços mundiais na área, bem como o que é necessário fazer para os próximos anos. O objetivo desta reunião fechada é gerar um documento “Position Paper” que será enviado para entidades governamentais como: Organização Mundial de Saúde, Organização Pan Americana de Saúde e Ministérios da Saúde de países endêmicos além de agências de fomento destes países.

Para informações sobre o I Leishvaccines que foi este ano em Recife, acesse o site: http://leishvaccines2009.leishnet.net/site/?q=node/1

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.