Criado por Administrator em ter, 21/10/2014 - 16:13
Ana Elisa Siqueira
A Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM) celebrou, na manhã desta terça-feira (21), seu primeiro ano de criação e também recebeu a ação da Campanha Fios de Solidariedade, promovida pelo Programa Mais Saúde, em apoio e comemoração ao Outubro Rosa.
A farmacêutica e coordenadora do Programa, Rosana Gonçalves Rodrigues, explica que a equipe sempre promoveu campanhas preventivas, mas resolveram realizar uma ação inovadora. “Este ano resolvemos inovar e fazer uma ação de doação de cabelos para as pacientes que perdem os fios durante a quimioterapia”, explica. Rosana destaca que qualquer pessoa pode participar, inclusive as crianças, sendo que o tamanho mínimo a ser doado é de 12 cm. Aqueles que não quiserem doar os fios ou não tiverem o comprimento necessário, a equipe também está apoiando a campanha de doação de lenços da Unimed. As duas campanhas serão permanentes na Universidade.

Mais de 70 pessoas participaram cortaram os cabelos para a campanha - crédito da foto: Ana Carolina Vieira
O adolescente Hisashi Nakagawa, de 12 anos, veio com sua mãe para participar da campanha e descreve os motivos que o fizeram doar. “Primeiro por solidariedade e também porque está chegando o calor e o cabelo esquenta muito. Meus colegas falaram que era coisa de mulherzinha, mas eu falei pra eles que solidariedade não tem sexo”, defende.
Além do corte dos cabelos, o evento também contou com uma equipe de maquiadoras que ofereceu um curso de automaquiagem para as mulheres que participaram da campanha. A maquiadora Viviane Felix acredita que a Fios da Solidariedade surpreendeu, já que teve um número expressivo de inscritos. “Abraçamos a Campanha, uma vez que as mulheres já estão tendo esse gesto tão bonito de cortar o cabelo, e geralmente elas tem bastante apego, então para mostrar que mesmo com o cabelo curto elas continuam bonitas e, para realçar ainda mais a beleza, oferecemos esse curso”.
Os fios arrecadados serão doados para o Hospital do Câncer de Uberlândia e para a Associação de Apoio aos Pacientes de Câncer de Viçosa. Rosana explica que na cidade de Ouro Preto não há instituições que confeccionem perucas, por isso a cooperação com essas instituições que, posteriormente, irão doar algumas perucas para Ouro Preto.
Exames Preventivos
Até o final do mês de outubro, todas as funcionárias da Universidade podem realizar o exame das mamas e os exames preventivos com o mastologista e professor da Escola de Medicina da UFOP, Alexandre Barra, no Centro de Saúde da Universidade. Rosana explica que existem datas exclusivas para as servidoras, incluindo as terceirizadas.

Equipe organizadora da campanha ficou satisfeita com o resultado - crédito da foto: Ana Carolina Vieira
Confira a reportagem produzida pela Rádio UFOP Educativa.