Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Outubro Rosa: cerca de 70 pessoas doam cabelo em campanha promovida pelo Programa Mais Saúde

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Ana Elisa Siqueira 

A Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM) celebrou, na manhã desta terça-feira (21), seu primeiro ano de criação e também recebeu a ação da Campanha Fios de Solidariedade, promovida pelo Programa Mais Saúde, em apoio e comemoração ao Outubro Rosa.

A farmacêutica e coordenadora do Programa, Rosana Gonçalves Rodrigues, explica que a equipe sempre promoveu campanhas preventivas, mas resolveram realizar uma ação inovadora. “Este ano resolvemos inovar e fazer uma ação de doação de cabelos para as pacientes que perdem os fios durante a quimioterapia”, explica. Rosana destaca que qualquer pessoa pode participar, inclusive as crianças, sendo que o tamanho mínimo a ser doado é de 12 cm. Aqueles que não quiserem doar os fios ou não tiverem o comprimento necessário, a equipe também está apoiando a campanha de doação de lenços da Unimed. As duas campanhas serão permanentes na Universidade.
 
  web_fios_de_solidariedade_ana_carolina_vieira_.jpg
Mais de 70 pessoas participaram cortaram os cabelos para a campanha - crédito da foto: Ana Carolina Vieira
 
O adolescente Hisashi Nakagawa, de 12 anos, veio com sua mãe para participar da campanha e descreve os motivos que o fizeram doar. “Primeiro por solidariedade e também porque está chegando o calor e o cabelo esquenta muito. Meus colegas falaram que era coisa de mulherzinha, mas eu falei pra eles que solidariedade não tem sexo”, defende. 

Além do corte dos cabelos, o evento também contou com uma equipe de maquiadoras que ofereceu um curso de automaquiagem para as mulheres que participaram da campanha. A maquiadora Viviane Felix acredita que a Fios da Solidariedade surpreendeu, já que teve um número expressivo de inscritos. “Abraçamos a Campanha, uma vez que as mulheres já estão tendo esse gesto tão bonito de cortar o cabelo, e geralmente elas tem bastante apego, então para mostrar que mesmo com o cabelo curto elas continuam bonitas e, para realçar ainda mais a beleza, oferecemos esse curso”. 

Os fios arrecadados serão doados para o Hospital do Câncer de Uberlândia e para a Associação de Apoio aos Pacientes de Câncer de Viçosa. Rosana explica que na cidade de Ouro Preto não há instituições que confeccionem perucas, por isso a cooperação com essas instituições que, posteriormente, irão doar algumas perucas para Ouro Preto. 

Exames Preventivos
Até o final do mês de outubro, todas as funcionárias da Universidade podem realizar o exame das mamas e os exames preventivos com o mastologista e professor da Escola de Medicina da UFOP, Alexandre Barra, no Centro de Saúde da Universidade. Rosana explica que existem datas exclusivas para as servidoras, incluindo as terceirizadas.
 
web_equipe.jpg 
Equipe organizadora da campanha ficou satisfeita com o resultado - crédito da foto: Ana Carolina Vieira  
 

Confira a reportagem produzida pela Rádio UFOP Educativa.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.