Ir para o conteúdo

Palestra debate aspectos socioculturais da matemática

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ticiane Alves

Dentro da programação do II Encontro de Matemática (Emead), foi realizada, no dia 31 de outubro, a palestra Aspectos Socioculturais da Matemática e a sua Influência no AVA.  A palestra ministrada pelo professor do curso de Matemática do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFOP, Milton Rosa, discutiu alguns dos aspectos sociais e culturais da matemática, a influência desses aspectos na aprendizagem humana e também a influência da aplicação desses estudos no AVA, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizado pela modalidade de ensino a distância. 

Durante a palestra, o professor Milton Rosa expôs alguns dos aspectos socioculturais da matemática que influenciam na aprendizagem dos estudantes e apresentou metodologias, baseadas em estudos etnomatemáticos, que procuram ensinar os conteúdos dessa disciplina apresentando para o aluno a relação entre os conhecimentos matemáticos locais, isto é, do cotidiano do aluno, e as explicações científicas dessa ciência. De acordo com o professor, essa metodologia de ensino valoriza a bagagem cultural do aluno e, desse modo, possibilita que ele melhore sua aprendizagem. O docente ainda explicou que esse tipo de estudo está relacionado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem porque nele existem práticas culturais diferentes, pelo fato de os alunos do ensino a distância estarem inseridos em diferentes cidades-polo. 

Milton Rosa acrescenta ainda que a realização do II Emead é importante para a divulgação do ensino a distância e também para a valorização dessa modalidade de ensino. O II Emead é uma realização do curso de Licenciatura em Matemática do Cead e tem como objetivo refletir sobre o propósito e as práticas do curso de Licenciatura em Matemática da modalidade a distância; promover e incentivar experiências e pesquisas acadêmicas na interface da Matemática com a educação a distância e a integração dos alunos dessa modalidade com as comunidades acadêmicas.