Criado por Administrator em qui, 22/08/2013 - 15:22
Nathália Viegas
O ciclo de estudos do Laboratório de Estudos do Império Romano (LEIR) realizou ontem, 21, a palestra “A autoridade cresce aos engenhos que foram punidos”.
Ministrada por Mamede Queiroz Dias, mestrando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto e pesquisador do LEIR, a apresentação promoveu a discussão de conceitos, como política, espaço público e comportamento aristocrático, na antiguidade. O estudante afirmou que, como os temas expostos estão vinculados à pesquisa de cada um, esta é a forma que o pesquisador tem de conhecer a si mesmo.
A partir destes conceitos, o pesquisador inseriu um exemplo do seu objeto de estudo, o texto “A autoridade cresce aos engenhos que foram punidos” em que o historiador Tácito narra um julgamento acontecido no ano 25 d. C., para mostrar como essas ideias funcionavam no séc. I d. C.
O ciclo de estudos é o lugar, onde os pesquisadores apresentam os estudos em que estão trabalhando e debatem entre eles. O tema dos encontros varia de acordo com a área de estudo de cada palestrante, portanto é direcionado àqueles que têm alguma afinidade com o tema ou pesquisam na área. O co-fundador do LEIR, professor Fábio Faversani, explica que a finalidade do ciclo “é colocar em perspectiva o que está sendo produzido na nossa área de interesse local, nacional e internacionalmente.”
Criado em 1997, o Laboratório funciona no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana, e tem como objetivo estimular a pesquisa especializada relacionada à História Antiga.
O próximo evento será o
Workshop "History of ancient slavery from a comparative perspective",
com o professor Kostas Vlassopoulos, da University of Nottingham, entre os dias
30 de setembro e 4 de outubro.