Criado por Administrator em qui, 15/05/2014 - 14:51
Tamara Pinho
Em mais uma edição, o Sou Mais Juventude trouxe ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), no dia 14 de maio, a palestra de Paula Botelho, doutora em Linguagem, Letramento e Cultura. Com o tema Um olhar sobre a diversidade: migrantes e outros sujeitos, a palestrante expôs dados migratórios no Brasil e no mundo, além de mostrar o perfil desses imigrantes.
Paula discorreu de como a influência cultural e a valorização do que vem de fora contribuem para que mais pessoas se interessassem em mudar de País, em busca de outras condições de vida. Ela usou como exemplo pessoas que vão para os Estados Unidos em busca de trabalho, na esperança de quando retornarem ao Brasil estarem em melhor condição econômica. Porém estipulam metas antes do retorno e, essas metas, muitas vezes, são substituídas por outras.
Outro ponto que Paula abordou foi o preconceito que os migrantes sofrem, independente da classe social que ocupa, pois muitas vezes um doutor sofre o mesmo preconceito que um pedreiro, apenas por terem vindo de um País menor valorizado.
Sobre sua participação no evento, Paula disse ter ficado imensamente feliz em poder contribuir com o Sou mais Juventude. “Espero que a minha contribuição tenha sida válida para o jovens, principalmente pelas expectativas que eles têm, do estilo de vida deles que muitas vezes estão ligados a situação de migração e eles estão em contato com a cultura de migração, o tema que eu procurei abordar”. Paula finalizou falando que o quadro de migração nos últimos anos mudou, já que está recebendo mais migrantes do que enviando.
Sou Mais Juventude
Projeto de extensão que faz parte do Programa Caleidoscópio, desenvolvido na UFOP desde 2009 para abordar temas como diferença, subjetividade, inclusão e direitos humanos. O projeto possibilita uma reflexão sobre a construção de novos caminhos para o jovem na sociedade.



Ouvidoria




