Criado por Administrator em qui, 20/11/2014 - 18:04
Júlia Pinheiro
A professora Cássia Camargo Harger Sakiyama, coordenadora de convênio do Sistema Finaciar da Funarbe (UFV), ministrou a palestra "Captação de Recursos para Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação", nessa quinta-feira (20), integrando a programação do Encontro de Saberes 2014. Durante a palestra, ela mencionou aspectos a respeito do atual desenvolvimento de inovação e tecnologia no Brasil.
Sobre as funções dos programas de amparo a pesquisa, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e aFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Cássia destacou a importância das relações entre os programas de financiamento, as empresas e as universidades. "As universidades desenvolvem as pesquisas, e as empresas disponibilizam os recursos e para o desenvolvimento dessas ideias de inovação, lembrando que os programa de fomento à pesquisa possuem papel essencial". No tocante aos planos de inovação, a docente explicou que a ciência e a tecnologia são reconhecidas como agentes de desenvolvimento e ainda orientou aos participantes as formas de como elaborar projetos. "É fundamental compreendermos que o pesquisador docente é o captador de recursos, assim sendo capaz de elaborar e de desenvolver projetos junto às empresas", comenta.
Questionada sobre os impactos da relação entre as empresas e as universidades, a palestrante ressaltou que "essas relações levam os pesquisadores a se adaptarem aos novos tempos, buscando parcerias com as empresas. A linguagem do pesquisador e as formas de atuação das empresas são distintas. As empresas querem resultados os pesquisadores se preocupam com a qualidade da pesquisa, então é necessário haver diálogo entre ambas as partes. Além disso, o intercâmbio de conhecimentos e principalmente a confiança de que a empresa irá aplicar corretamente os conhecimentos proporcionados pelas instituições de Ensino são essenciais".