Criado por Administrator em qui, 03/04/2014 - 09:38
Flávia Gobato
Durante o segundo dia do II Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição (Conan) e V Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição (Coman) foi realizada a palestra "O nutricionista e o trabalho autônomo: da pessoa jurídica aos convênios", no Centro de Artes e Convenções da UFOP.

A palestra foi ministrada pela doutora Silvana Lopes, de Belo Horizonte, com mediação do presidente do Conselho Federal de Nutrição, Élido Bonomo. Durante a palestra, foram comentados vários assuntos sobre as diferenças de ser um profissional liberal. Falou sobre a importância do planejamento, organização e investimento necessários que um profissional precisa ter, credenciamento de pessoa física e jurídica, plano de saúde e discussão de casos.
Silvana acredita que ser um nutricionista autônomo é um desafio no século XXI. “O nutricionista não sai preparado da graduação na área de Saúde. Necessita de planejamento de carreira para se adequar ao mercado de trabalho”. Para ela, é importante escolher fazer o que gosta. "Existem demandas para o nutricionista em várias áreas. Cabe ao profissional definir qual caminho quer traçar e usar todas as ferramentas para fazer da melhor forma”.
Luiza Fernandez, aluna do curso de Nutrição da UFOP, conta que informações como essas são muito importantes, principalmente quando você ainda está na Universidade. “Muitas vezes não sabemos o que fazer ou como fazer atividades depois da universidade. Dicas sobre assuntos burocráticos e a relação nutricionista x paciente sempre acrescentam algo na nossa carreira profissional. É muito bom sair da universidade com conhecimento, mesmo que teórico, pois traz um encaminhamento para começar a atuar na área”.
A palestra contou com a participação de 40 pessoas. Os congressos vão até o dia 4 de abril.