Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Palestras marcam as comemoração dos 138 anos da Escola de Minas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Daiane Bento

Na manhã desta sexta-feira (10), dentro das comemorações do 138º aniversário da Escola de Minas, o professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola de Minas (A³EM), Adilson Rodrigues da Costa, proferiu a palestra Sustentabilidade das atividades industriais minerometalúrgicas: consumo energético, inovações tecnológicas e automação industrial. “Realizamos esse evento com o intuito de unir e aproximar as gerações de alunos e ex-alunos da Escola de Minas.  É uma forma de fazer a nova geração se interessar por temas de grande relevância para, em um futuro próximo, assumir pesquisas e cargos que ocupamos hoje”, explica o professor. 

O palestrante Paulo Furtado, formado em Engenharia Metalúrgica pela UFOP e diretor da A³EM, conta que a apresentação foi construída a fim de promover uma discussão, tratando a sustentabilidade não apenas como questão ambiental e sim como ponto de equilíbrio entre a sociedade, o meio ambiente e a economia, contextualizando as antigas e as novas empresas nas maneiras de se programarem para obter um desenvolvimento sustentável.

Os princípios e os benefícios de uma empresa, não apenas das áreas metalúrgica e mineral que adotam esse tipo de desenvolvimento, foram pautados durante a palestra.  Dentre os itens listados, estão o cuidado em cumprir a legislação ambiental, a boa relação com a comunidade e o cumprimento dos direitos trabalhistas e, como consequência, a racionalização do consumo de matérias-primas e a redução de custos. 

Após a palestra, houve um bate-papo com perguntas e discussão sobre o tema, com situações vivenciadas pelo público. Exemplos de Ouro Preto e Mariana também foram citados, como a necessidade de as entidades públicas também adotarem a política da sustentabilidade a fim de acelerar a implantação desse novo tipo de ambiente em toda a sociedade. 

Em seguida, o professor do Departamento de Química da UFOP e diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite), Marcelo Gomes Spezialli, ministrou a palestra Propriedade intelectual e empreendedorismo.  Levando o assunto de forma descontraída e com linguagem acessível, apresentou à plateia os princípios do empreendedorismo. “Ser empreendedor é impor a si próprio novos objetivos e jeitos de resolver problemas antigos com novos resultados. Você não precisa necessariamente montar uma nova empresa para entrar no ramo do empreendedorismo”, destacou.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.