Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Para comemorar o Dia do Nutricionista, profissional da UFOP conta sobre a profissão

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Carol Antunes
 
“Considero uma profissão belíssima, poder contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças das pessoas por meio de uma alimentação saudável e adequada nos faz muito bem”. É dessa forma que o professor Élido Bonomo, do curso de Nutrição da UFOP, enxerga a sua profissão. Há 36 anos, o curso da Instituição vem formando profissionais de qualidade. Para comemorar o Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, o docente e uma estudante do curso contam um pouco da profissão.

Para Élido, foi difícil decidir entre os oito cursos que a UFOP oferecia na época, mas como conhecia um pouco sobre a nutrição, decidiu escolher como primeira opção e revela que “o envolvimento com a nutrição foi muito grande e o compromisso de uma formação de qualidade falou alto”. Graduado e agora professor na Universidade, ele acredita que a Escola de Nutrição (Enut) da UFOP tem um dos melhores cursos de graduação em Nutrição do país. “A nova proposta que está em curso, o novo projeto pedagógico é inovador e, quando implantado, colocará o curso da UFOP num patamar de altíssima qualidade e seu corpo discente será certamente presenteado com uma excelente formação profissional”, destaca. 

O docente também afirma que acredita que o curso possui os recursos físicos, equipamentos e materiais necessários para o bom desempenho, aliada a alta qualificação de seu corpo de docentes e técnicos existentes. 

Além de professor da UFOP, Élido é o primeiro presidente homem do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Para ele, é um desafio e, ao mesmo tempo, uma honra receber o apoio de todos os conselhos regionais para dirigir uma entidade nacional com tantas atribuições e níveis de interlocuções em temas que afetam o exercício profissional ético naquilo que diz respeito à alimentação, saúde e segurança alimentar e nutricional de indivíduos e coletividade.

“Entendo que ser o primeiro homem a presidir o CFN de fato marca, mas considero meramente circunstancial, talvez em função de minha trajetória sempre envolvida com as organizações da categoria, isso tenha me levado naturalmente e transitoriamente ao cargo que ocupo hoje, após ocupar outros cargos em nível estadual. Seja qual for a discussão de gênero que se possa ou queira levar, o fundamental é quem se dispuser a ser um gestor de uma organização como o CFN deva adotar uma gestão democrática, transparente, com inovação e com compromisso social de forma que os profissionais e a sociedade reconheçam que a entidade, por meio de seus dirigentes, esteja cumprindo as atribuições para a qual foi instituída e que lhe é de competência”.

À procura de um curso que atuasse na área clínica, a estudante do 3º período Raíssa Rodrigues encontrou na Nutrição a oportunidade de ter contato diretamente na área de alimentação. Com a vontade de seguir na parte materno infantil, ela conta que a maior dificuldade que teve foi de achar pessoas que soubessem explicar sobre a área materno-infantil de Ouro Preto. Já a melhor coisa, foi descobrir que a área é muito mais interessante do que ela achava e hoje tem certeza da carreira que quer seguir. “É uma área muito útil e bonita. Acho o curso oferecido pela UFOP um dos melhores do país. Olhei grades de outras universidades antes e, sem dúvidas, o daqui é mais abrangente que os outros”, confessa.

A UFOP deseja um feliz Dia do Nutricionista à todos os profissionais.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.