Criado por Administrator em qua, 18/06/2014 - 13:53
Tamara Pinho
O Núcleo de História da Historiografia e Modernidade (Nehm) da UFOP, em parceria com o Centro de Estudos Brasileiros da Universidad de Salamanca (USAL), vai promover intercâmbio de pesquisadores e estudantes das duas universidades. Para efetivar a parceria, foi criado o “Grupo para a criação e difusão do conhecimento em historiografia, patrimônio e comunicação social”, coordenado pelo professor de História da UFOP Mateus Pereira, e pelo professor do Departamento de Comunicação da USAL, Francisco Javier.
Segundo Pereira, a parceria surgiu por intermédio do professor da UFOP Fábio Faversani que, após passar um mês em Salamanca, por meio de uma bolsa do Banco Santander, conheceu Javier. Mateus explica como foi o processo de criação da parceria: "O grupo foi criado a partir de interesses comuns. Em maio, dei uma conferência durante o fechamento do ano escolar do Mestrado de Comunicação da USAL, quando aproveitamos e fizemos a primeira reunião de trabalho do grupo com os colegas espanhóis".
O grupo tem como objetivo a criação e divulgação de conhecimento científico sobre questões relacionadas à construção do discurso da história, gestão de patrimônio e prática dos meios da comunicação social a partir de uma perspectiva histórico-cultural comparada entre Brasil e Espanha. O professor Mateus Pereira ressalta que está previsto intercâmbio da comunidade acadêmica para pesquisa em diferentes áreas acadêmicas, além de dois encontros do grupo, um em Salamanca, em 2015, e outro no Brasil, em 2016.
O grupo está aberto para a participação de professores e estudantes de outros departamentos que estejam interessados.