Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Parceria proporcionará intercâmbio artístico-cultural entre Ouro Preto e Belo Horizonte

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Um acordo entre a Gerência Regional do Ministério da Fazenda em MG / Casa dos Contos de Ouro Preto e a Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes de Belo Horizonte, proporcionará um intercâmbio entre de mostras artísticas-culturais entre a Cidade Monumento Mundial e a Capital Mineira.

Para marcar o começo desta parceria, acontecerá, no Palácio das Artes em BH, duas grandes exposições que iniciaram-se na Casa dos Contos de Ouro Preto, “Cem Mona Lisas com Mona Lisa” e “O Aleijadinho Pop”.

A exposição “Cem Mona Lisas com Mona Lisa” ficou em cartaz na Casa dos Contos em setembro e outubro deste ano, com grande sucesso de público e crítica. Trata-se de mais de cem releituras contemporâneas de uma das maiores obras do pintor Leonardo da Vinci feitas por renomados artistas mineiros. A convite da Câmara os Deputados a mostra seguiu de Ouro Preto para a Capital Federal onde foi outro grande sucesso.

“O Aleijadinho Pop”, da artista plástica Simone Ribeiro, de São Lourenço, sul de Minas, encantou milhares de visitantes na Casa dos Contos entre 13 de novembro e 13 dezembro. É uma impressionante exposição, onde a artista retrata os Passos da Paixão de Cristo, reproduzindo, em telas, a obra de Aleijadinho, nos Passos do Santuário do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas. Esta exposição marcou de forma significante a abertura oficial da 32ª Semana do Aleijadinho em Ouro Preto. A Gerência Regional do Ministério da Fazenda em MG, já recebeu convite oficial para que a exposição "O Aleijadinho Pop" seja mostrada - e o livro lançado - na sede ONU, em Nova York.

Na oportunidade serão lançados livros homônimos às exposições: “Cem Mona Lisas com Mona Lisa” de Eugênio Ferraz, Ivanise Junqueira e Glauco Moraes e “O Aleijadinho Pop”, organização e apresentação de Eugênio Ferraz com textos de Myriam Ribeiro, Anderson Cabido, Marcos Paulo de Souza Miranda, Maurício Pontual, Dom Francisco Barroso Filho e Ivanise Junqueira, sendo esta publicação patrocinado pela Prefeitura de Congonhas.

As exposições que são organizadas por Eugênio Ferraz, Gerente Regional do Ministério da Fazenda em MG e Diretor Geral da Casa dos Contos de OP sob a curadoria do Professor e Crítico de Arte Glauco Moraes será aberta no Palácio das Artes, no dia 17 de dezembro às 18h30 e estará disponível para visitação pública até o dia 22 de fevereiro de 2010. Na oportunidade o Palácio das Artes organizará visitas monitoras para escolas públicas e particulares que se interessadas, haverá, também, uma intensa divulgação do Monumento Fazendário, Casa dos Contos de Ouro Preto.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.