Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Parlamento Jovem de Ouro Preto conta com apoio do NDH-UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tamara Pinho


“Cidades Sustentáveis – Desafios para as novas gerações” é o tema da quarta edição do Parlamento Jovem.  O projeto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) que, em Ouro Preto, é realizado pela Câmara Municipal com a parceria do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto (NDH - UFOP).

O objetivo é proporcionar aos estudantes das escolas de ensino médio, da cidade e distritos, formação política que os faça refletir sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e Estadual, além de incentivar o envolvimento desses jovens em situações práticas de pesquisa e debates no contexto político.
   
 
parlamento_jovem_-_divulgao_cmop.jpeg
Neste ano, estão participando do projeto 40 alunos, de cinco escolas públicas do município: Escola Estadual de Ensino Médio de Amarantina (Amarantina), Escola Padre Afonso de Lemos (Cachoeira do Campo), Escola Estadual José Leandro (Santa Rita de Ouro Preto), Escola Desembargador Horácio Andrade (sede) e Escola Estadual Antônio Pereira (Antônio Pereira).

O NDH seleciona alunos de qualquer curso de graduação da Universidade para que atuem como monitores nas escolas participantes. Depois os monitores fazem treinamentos nas escolas, conversando com os alunos sobre o tema do Parlamento Jovem e auxiliam para que entendam o assunto e possam elaborar propostas que futuramente podem ser transformados em projetos de lei.

O estudante de Administração Wallessy Faria, que já participou do projeto em 2010 quando cursava o Ensino Médio, hoje é monitor e conta que participar do projeto é uma forma de trocar experiências com os alunos e os outros monitores. “Ao instruir os alunos do Ensino Médio das escolas públicas de Ouro Preto, observei que eles são interessados no projeto e possuem um grande potencial para tratar de assuntos de gestão pública. Acreditar e investir nos jovens são os principais objetivos do Parlamento, afinal somos nós, jovens, o futuro da nação”.

Os alunos da UFOP interessados em participar como monitores do Parlamento Jovem devem procurar o NDH-UFOP. A seleção é feita por meio de entrevista com o coordenador do projeto, professor Antônio Marcelo Jackson Ferreira da Silva, e os selecionados fazem cursos online de capacitação disponibilizados pela ALMG.

Saiba mais no site www.ufop.br/ndh ou pelo telefone (31)3559-1356.
 
 
  Foto: Alunos do Parlamento Jovem 2013 - Divulgação/CMOP
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.