Ir para o conteúdo

Pesquisa aborda cinema na educação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Amanda Sereno
 
Os professores do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) Daniel Clark Orey, Marger da Conceição Ventura Viana e Milton Rosa publicaram um artigo na Em-Revista, em março de 2013, com o tema Cinema como uma Ferramenta Pedagógica na Sala de Aula: Resgate à Diversidade Cultural. A ideia do artigo é que se utilize os filmes para estimular a capacidade crítica e reflexiva do estudante em relação ao mundo e a diversidade cultural. 

Daniel Clark afirma que a utilização do cinema em sala de aula não é para entreter e sim para que o estudante estabeleça uma conexão em sua mente, sendo necessário cautela na escolha do filme porque a intenção é que o aluno associe o real e a teoria ensinada. Além disso, Clark diz que escolhe somente um trecho do filme, que seja “relacionado com a atividade e o ponto que ele quer ensinar".

A pesquisa defende que a linguagem cinematográfica deve ser inserida na educação, pois aproxima o indivíduo da cultura audiovisual, que é uma tecnologia de informação e comunicação, e facilita a compreensão da diversidade que existe na sociedade.