Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Pesquisa analisa novas substâncias na luta contra a doença de Chagas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Caroline Antunes

Com resultados satisfatórios, a pesquisa “Síntese de diazepinas com atividade antiparasítica e anticâncer” busca novas substâncias para o tratamento contra o parasita responsável pela doença de Chagas. O estudo tem como objetivo sintetizar diversas diazepinas para a realização de testes biológicos com a finalidade de verificar a atividade antiparasitária desses compostos.

As análises foram feitas a partir da avaliação com grupos funcionais diferentes de quatro diaril diazepinas, que são uma classe de substâncias com grande potencial como compostos orgânicos farmacologicamente ativos.

A pesquisa está sendo desenvolvida pelo professor do Departamento de Química Jason Guy Taylor e o aluno do 8° período do curso de Farmácia Julio Cesar Luciano Menezes. Também conta com a colaboração da professora da Escola de Farmácia Cláudia Martins Carneiro.

O professor Jason explica que o objetivo é, primeiramente, a formação de recursos humanos com o treinamento dos alunos. De acordo com o pesquisador, trata-se de propiciar ambiente para que os estudantes aprendam novas técnicas, adquiram conhecimentos e desenvolvam habilidades e aptidões.

“O segundo objetivo é o conhecimento, compartilhando uma nova ideia na comunidade científica, através das publicações. O terceiro é, especificamente no meu caso, a discussão de um novo desenvolvimento de metodologias sintéticas e a síntese de substâncias biologicamente ativas”, explica Jason.

A pesquisa começou há seis meses e tem previsão de conclusão em 2014. Com os bons resultados obtidos até agora, a pesquisa recebeu menção honrosa no Encontro de Saberes 2013, em novembro.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.