Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Pesquisa avalia saúde cardiovascular de professores da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tamara Pinho

Com o objetivo de identificar os principais fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, os professores Jaqueline Santana e Kelerson Mauro,do Centro Desportivo da UFOP (Cedufop), e Sérgio Viana Peixoto, da Fiocruz, desenvolvem a pesquisa “Prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares e sua associação com nível de atividade física em professores universitários”.

Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a pesquisa está sendo realizada desde outubro com os professores da UFOP com o intuito de verificar se existe associação dos fatores de risco com o sedentarismo. Quando o perfil de risco é identificado precocemente, é possível desenvolver estratégias de prevenção que poderão ter impacto favorável na diminuição das enfermidades ao longo dos anos. 

Segundo a professora Jaqueline Santana, com os resultados do estudo será possível subsidiar ações capazes de alcançar benefícios de caráter social que visem a reduzir a influência dos fatores de risco nessa população. “As ações voltadas para minimizar o quadro das doenças cardiovasculares poderão trazer benefícios diretos à melhora da qualidade de vida dos professores, com menor risco de eventos cardiovasculares e cerebrais e diminuição do risco de internação”, explica.

Além dos benefícios diretos para a população do estudo, Jaqueline diz que “a pesquisa irá contribuir com a escassa literatura científica, no que se refere à produção de conhecimento do perfil epidemiológico de um grupo específico de profissionais que, possivelmente, estão expostos a uma grande carga de trabalho, o que pode aumentar a probabilidade de risco cardiovascular”.

A seleção dos participantes foi feita por meio de um sorteio. Os 280 professores sorteados receberam uma carta convidando-os a participar da pesquisa. Aqueles que receberam a carta convite e ainda não começaram a fazer parte do projeto podem entrar em contato com a coordenadora de campo da iniciativa, professora Jaqueline Santana, pelo telefone (31) 9192 6881 ou pelo email: jaquelineosantana@gmail.com.

A coleta de dados dos professores será realizada por um período de 6 a 8 meses. Os resultados da pesquisa serão entregues à Fapemig em março de 2015.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.