Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Pesquisa da UFOP estuda região norte Ouropretana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A fim de analisar a influência da intervenção, ou da falta desta, na dinâmica socioespacial da região norte de Ouro Preto, as alunas do curso de Turismo da UFOP Élida Tonelli e Jéssica Yumi desenvolveram o projeto de pesquisa “Iniquidade no Planejamento Territorial Urbano: Uma Análise Socioespacial da área norte de Ouro Preto”. 

A iniciativa para o projeto surgiu durante a disciplina Evolução Urbana, do 4º período de Turismo, ministrada pelo Professor Everaldo Batista, cuja tese de doutorado foi a primeira etapa de análise da relação entre o Plano Diretor e o desenvolvimento urbano da cidade. Posteriormente, as alunas receberam o apoio do professor Juca Villar para desenvolverem o estudo.

O foco da análise está nos bairros São Sebastião e São Cristóvão, localizados na área norte de Ouro Preto, nos quais as estudantes aplicaram questionários junto à população da região. De acordo com as alunas, os moradores dos bairros periféricos são conformados com esta situação atual de desenvolvimento local, pois consideram que os bairros já estiveram em pior estado. Com isso, Élida e Jéssica concluíram que as políticas públicas passam a ser direcionadas para as áreas onde o turismo e a economia são mais visados, e que as regiões periféricas são muitas vezes esquecidas do planejamento urbano. 

Recentemente, as estudantes apresentaram os resultados de seus estudos no XII Simpósio Nacional de Geografia, em Belo Horizonte. De acordo com Élida, com a apresentação foi possível incentivar outros alunos a participarem de eventos, propondo trabalhos e pesquisas.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.