Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Pesquisa da UFOP pretende inibir proliferação bacteriana utilizando compostos naturais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Daniella Andrade

Uma pesquisa do Programa Saúde e Nutrição da UFOP traz inovação na área de microbiologia e segurança do alimento. O trabalho intitulado “Quorum Quenching Activity of Native Brazilian Fruits”, que pode ser traduzido como "Atividade de inibição da comunicação bacteriana por frutas nativas brasileiras", procura encontrar formas de inibir a virulência bacteriana usando compostos naturais presente nos alimentos. Ao encontrar formas para coibir a comunicação das bactérias, os compostos auxiliam na prevenção e tratamento de doenças, além de contribuir para uma melhor segurança e vida dos produtos alimentícios presentes nas prateleiras dos supermercados. O trabalho é desenvolvido pela aluna do mestrado em Saúde e Nutrição Adeline Rodrigues sob a orientação do professor Uelinton Pinto.

O docente explica que as células bacterianas utilizam um sistema de comunicação conhecido como quorum sensing, que regula os fenótipos, ou seja, características físicas, morfológicas e fisiológicas de um organismo de grande relevância para a área de microbiologia de alimentos e saúde. Diante disso, as bactérias “esperam” atingir um número mínimo de células para somente então ativarem uma resposta, que normalmente está envolvida com a expressão de fatores de virulência. 
 
 
PRÊMIO INTERNACIONAL - Pesquisas inovadoras como esta servem para criar vínculos com outros grandes pesquisadores da área e empresas do setor alimentício em busca da melhoria na qualidade desses alimentos produzidos. Prova do caráter inovador do trabalho é a sua seleção para concorrer a prêmio na XII edição do Congresso Latino Americano de Microbiologia de Alimentos e Higiene de Alimentos (Microal), realizado entre os dias 12 e 15 de outubro, em Foz do Iguaçu, Paraná. O evento é um dos encontros internacionais mais importantes na área de alimentos.

“A participação no congresso será uma ótima oportunidade de divulgarmos nossos resultados em um evento de grande importância internacional, no qual pesquisadores de diversos países poderão discutir e avaliar nossos resultados”, afirma Uelinton. Entre todos os trabalhos, a pesquisa de Adeline Rodrigues foi uma das 20 selecionadas para concorrer ao prêmio. O professor acredita, ainda, que reconhecimento do trabalho poderá também aumentar a visibilidade do Programa de Pós-graduação em Saúde e Nutrição da UFOP e atrair mais alunos a fim de fortalecer o curso.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.