Ir para o conteúdo

Projeto realiza testagem e oferece aconselhamento à comunidade acadêmica que realiza atividades presenciais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Polícia Militar de Minas Gerais
A ação visa oferecer o teste rápido sorológico de anticorpos totais contra a Covid-19 aos servidores docentes e técnico-administrativos da UFOP, trabalhadores terceirizados e alunos de pós-graduação que estão exercendo atividades presenciais nos campi Morro do Cruzeiro e Mariana.
 
As informações coletadas pelo projeto vão permitir a elaboração de medidas para aumentar a proteção nos ambientes de trabalho de acordo com as informações e sugestões apresentadas pelos participantes.
 
Segundo Carolina Ali Santos, coordenadora do projeto, a primeira ação que já está sendo realizada é a aplicação do questionário on-line a todos que já exercem alguma atividade presencialmente. "Nós vamos aplicar um questionário com perguntas sobre a percepção do risco desses indivíduos de se infectarem por Covid-19. As perguntas são a respeito da segurança do ambiente de trabalho e se os participantes conhecem pessoas que foram infectadas pelo vírus." Segundo Carolina, essas perguntas buscam uma compreensão sobre o medo e ansiedade que as pessoas sentem de serem infectadas. As perguntas feitas tiveram como base o questionário sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Europeia.
 
Os questionários já começaram a ser enviados e os primeiros exames serão realizados nesta quinta e sexta-feira (1º e 2), no Laboratório Piloto de Análises Clínicas (Lapac), localizado na estrutura da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A coleta de dados vai ter duração em três semanas, com previsão de término em 16 de outubro. 
 
Carolina ainda ressalta que os participantes devem preencher o formulário e aguardar o contato da equipe do projeto para fazer o agendamento do exame. "Essa medida é importante para que não haja aglomeração", explica.
 
No total, cerca de 600 servidores, terceirizados e alunos de pós estão exercendo atividades presenciais nos campi e devem ser testados. Carolina conta que "espera que a maior parte das pessoas contactadas participem e façam a devolutiva dos questionários para que os testes rápidos sejam realizados". 
 
Aqueles que estão exercendo atividades presenciais na UFOP e ainda não receberam o questionário podem entrar em contato pelo e-mail: carolina.santos@ufop.edu.br.
 

Veja também

20 Dezembro 2023

A Oficina de Monitoria e Avaliação Final referente ao encerramento do 2º ciclo do Plano de Ação Nacional para Conservação...

Leia mais

2 Junho 2023

Desenvolvido em parceria por quatro universidades mineiras, o projeto de pesquisa "Efeitos da acupuntura auricular com laser e com agulhas...

Leia mais

4 Abril 2023

As produções artísticas, os processos construtivos e a função social da arte foram temas de discussão do projeto "Qualificação da...

Leia mais

8 Novembro 2022

A sétima temporada do podcast Curiá já está disponível nas plataformas Spotify e Mixcloud . A nova temporada do projeto...

Leia mais