Professor da UFOP participa da 42ª Operação Antártica

foto da Operação Antártica
O professo do Departamento de Geologia da UFOP e vice-diretor da Escola de Minas, Cláudio Eduardo Lana, participou da 42ª Operação Antártica (Operantar) a convite do Núcleo Terrantar, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que se dedica à pesquisa dos solos antárticos. O pesquisador ficou acampado durante 35 dias na ilha James Ross com o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFV, Heitor Palma, outros três pesquisadores ligados ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar), além de dois alpinistas responsáveis pela segurança do grupo.

A Operantar é uma expedição científica realizada na região da Antártica anualmente, no contexto do Proantar, e conta com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e logístico da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.

O professor destacou que "a participação de um representante da UFOP na Operantar, para além da visibilidade institucional, abre caminho para que sejam firmadas parcerias futuras em outras áreas do conhecimento, com a consequente inserção de novos pesquisadores".

As atividades dos pesquisadores se deram entre o dia 22 de novembro de 2023 e 24 de janeiro deste ano. Nesse período, foram realizadas coletas de dados e manutenção de sensores ambientais em vários pontos da Península Antártica. Ao longo do deslocamento de Punta Arenas (Chile) até a Ilha de James Ross, a equipe de pesquisa também visitou a Estação Antártica Comandante Ferraz a fim de realizar estudo do substrato geológico com georadar (GPR).

Em James Ross, a pesquisa do professor Cláudio Lana envolve a abertura de perfis de solo, análises de campo e coleta de amostras, visando à compreensão da relação entre rocha, relevo e solo. Além disso, foram tomadas medidas de estruturas geológicas e coletadas amostras de rocha, água e sedimentos que serão alvo de adensamento de estudos na UFOP.