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Criado por Mayara Portugal em seg, 13/11/2017 - 12:58 | Editado por Lígia Souza há 7 anos.
A aluna Viviane Silva, criadora do aplicativo "Baú de Ashanti", conquistou o 3º lugar no concurso Apps.Edu, competição nacional de desenvolvimento de aplicativos para a área de educação vinculada ao Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).
"Baú de Ashanti" é um aplicativo educativo para crianças que aborda a história de mulheres negras. A cada missão, os jogadores aprendem sobre diferentes personagens e, à medida que avançam as missões, cumprem o objetivo de abrir o baú. O projeto está sendo desenvolvido como trabalho de conclusão de curso, orientado pela professora Amanda Sávio Nascimento e co-orientado pela professora Kassandra Muniz.
Segundo Viviane, a premiação foi uma experiência de aprendizagem enriquecedora, devido às amizades e parcerias conquistadas ao longo do processo. "A premiação foi um grande presente e reforça a necessidade de, cada vez mais, incluirmos a temática étnico-racial nos ambientes e espaços escolares", pontua.
UFOP NO APPS.EDU - Dentre os mais de 100 trabalhos submetidos à competição, quatro dos selecionados são da UFOP. Os projetos foram desenvolvidos por alunos do curso de Ciência da Computação e por uma aluna de Arquitetura e Urbanismo.
A participação dos alunos na competição se deu, em parte, pela mobilização realizada pelas equipes selecionadas e pelo professor da disciplina Interação Humano-Computador, Elton José da Silva, do Departamento de Ciência da Computação (DECOM), que encabeçou a participação dos alunos no evento, cuja etapa final foi realizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.
"Baú de Ashanti" é um aplicativo educativo para crianças que aborda a história de mulheres negras. A cada missão, os jogadores aprendem sobre diferentes personagens e, à medida que avançam as missões, cumprem o objetivo de abrir o baú. O projeto está sendo desenvolvido como trabalho de conclusão de curso, orientado pela professora Amanda Sávio Nascimento e co-orientado pela professora Kassandra Muniz.
Segundo Viviane, a premiação foi uma experiência de aprendizagem enriquecedora, devido às amizades e parcerias conquistadas ao longo do processo. "A premiação foi um grande presente e reforça a necessidade de, cada vez mais, incluirmos a temática étnico-racial nos ambientes e espaços escolares", pontua.
UFOP NO APPS.EDU - Dentre os mais de 100 trabalhos submetidos à competição, quatro dos selecionados são da UFOP. Os projetos foram desenvolvidos por alunos do curso de Ciência da Computação e por uma aluna de Arquitetura e Urbanismo.
A participação dos alunos na competição se deu, em parte, pela mobilização realizada pelas equipes selecionadas e pelo professor da disciplina Interação Humano-Computador, Elton José da Silva, do Departamento de Ciência da Computação (DECOM), que encabeçou a participação dos alunos no evento, cuja etapa final foi realizada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.