O aluno da graduação em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Deberton Moura foi premiado com menção honrosa no XI Encontro Nacional dos Grupos PET de Matemática (ENAPETMAT), realizado no último fim de semana na Universidade de Brasília (UnB).
O projeto premiado, da área de Matemática Pura, é denominado "Enfraquecendo a hipótese de contração do teorema do ponto fixo de Banach" e faz parte do trabalho de conclusão de curso do estudante, com orientação e coorientação dos professores do Departamento de Matemática Wenderson Marques Ferreira e Eder Marinho Martins, respectivamente.
A pesquisa trata da Teoria dos Pontos Fixos. Um dos principais teoremas sustenta a existência de pontos fixos para funções. "A aplicação dessa teoria ocorre em diversas áreas, como a biologia, física, química, engenharia, economia e, obviamente, a matemática. Nesta última área, particularmente, a teoria é de grande importância para garantir a existência de solução para equações diferenciais e para o estudo de sistemas dinâmicos", explica Deberton.
Após a apresentação do trabalho no congresso, o estudante foi selecionado como um dos destaques. "Fiquei muito satisfeito de ter recebido esse prêmio, pois é uma premiação em nível nacional. Ainda mais porque vi ótimos trabalhos sendo apresentados", conta Deberton.
O Encontro Nacional de PETs Matemática surgiu em 2009, quando o Grupo Petmat da UFOP idealizou e organizou o I Encontro Nacional de Grupos PET da Matemática (I ENAPETMAT). O objetivo do evento é integrar grupos de todo o país, por meio de rodas de conversa, palestras e divulgação de projetos de pesquisa.