skip to content

Aluno de Filosofia da UFOP publica livro sobre memória e patrimônio

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O aluno Isaías Gabriel Franco, graduando em Filosofia com especialização em Música (Musinter), lança o livro "Desfilando nossa história: o distrito de São Pedro de Caldas", fruto de um projeto de iniciação científica da UFOP coordenado pela professora Virgínia Albuquerque de Castro Buarque, do Departamento de Música (Demus).

O projeto, intitulado "Distrito de São Pedro de Caldas - MG: memórias e patrimônio", busca resgatar a história de São Pedro, distrito do município de Caldas, no Sul de Minas, para além da narrativa oficial, de manuscritos, jornais e elementos iconográficos, mas por uma abordagem que privilegie os sujeitos que participam desse processo, os moradores do distrito.

Para a elaboração do livro, Isaías partiu da experiência vivenciada no desfile "São Pedro de Caldas mostra sua História", realizado em 2012, comparando o que viu com referenciais acadêmicos, fontes escritas, orais e imagética. Outro desfile, em 2008, também ofertou material de análise e influenciou na escolha profissional do estudante, que já cursou História. Segundo ele, "o livro a ser lançado é uma forma de devolver à comunidade de São Pedro um contributo por meus anos de estudo fora, afinal, o conhecimento e as reflexões desenvolvidas devem ser partilhadas".

A professora Virgínia Buarque destaca o papel dos moradores de São Pedro de Caldas na pesquisa. "Os moradores foram mais que personagens: foram agentes, porque abriram brechas e alternativas nos meandros do cotidiano, não raramente de forma desapercebida, quando não desvalorizada. Assim, no contato com esses variados percursos de construção de si em meio às sociabilidades de São Pedro de Caldas, certamente o leitor se sente incitado a ensaiar, com ousadia e criatividade, novos passos na sua relação com o lugar em que mora, estuda, trabalha… Enfim, a partir do qual tece suas vivências e seus amores", explica a professora.

O livro vai ser lançado no próximo sábado (7), às 14h30, no Salão Paroquial de São Pedro de Caldas. Durante o lançamento, também haverá apresentação de Violão Clássico, com Demétrius Souza, e exposição de imagens que retratam o passado do distrito.

O DISTRITO DE SÃO PEDRO DE CALDAS - MG: MEMÓRIAS E PATRIMÔNIO - O projeto se dedica à reconstituição das memórias do distrito, bem como à promoção de concepções e estratégias patrimoniais voltadas à consolidação e à legitimação de identidades histórico-sociais.

A escolha de São Pedro de Caldas deveu-se à reflexão que já vinha sendo desenvolvida sobre a localidade por Isaías, que disponibilizou fontes inéditas (manuscritas, jornalísticas, iconográficas). Durante a realização do projeto, esses documentos não se mostraram suficientes e por isso o pesquisador trabalhou também com depoimentos dos próprios moradores.

Para o projeto, a escuta das memórias sociais delineia uma concepção patrimonial que não se limita à cognição, mas evoca também afetos e mobilizações, viabilizando uma ressignificação histórica dos espaços histórico-sociais e formação de consciências individuais a partir dessa ressignificação.

Veja também

16 Novembro 2017

A tese de doutorado "Do Leishflow ao Leishplex: inovações tecnológicas da sorologia por citometria de fluxo aplicado ao diagnóstico da...

Leia mais

16 Novembro 2017

A equipe Rodetas, fundada no Laboratório de Tecnologias Industriais da Escola de Minas, obteve o título de vice-campeã na Competição...

Leia mais

4 Dezembro 2017

Os números são do resultado da Chamada de Demanda Universal, que é a mais abrangente lançada pela Fundação de Amparo...

Leia mais

13 Dezembro 2017

Estão disponíveis, no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação , os resultados preliminares dos seguintes programas de iniciação científica:...

Leia mais