Ir para o conteúdo

Aluno de Filosofia da UFOP publica livro sobre memória e patrimônio

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O aluno Isaías Gabriel Franco, graduando em Filosofia com especialização em Música (Musinter), lança o livro "Desfilando nossa história: o distrito de São Pedro de Caldas", fruto de um projeto de iniciação científica da UFOP coordenado pela professora Virgínia Albuquerque de Castro Buarque, do Departamento de Música (Demus).

O projeto, intitulado "Distrito de São Pedro de Caldas - MG: memórias e patrimônio", busca resgatar a história de São Pedro, distrito do município de Caldas, no Sul de Minas, para além da narrativa oficial, de manuscritos, jornais e elementos iconográficos, mas por uma abordagem que privilegie os sujeitos que participam desse processo, os moradores do distrito.

Para a elaboração do livro, Isaías partiu da experiência vivenciada no desfile "São Pedro de Caldas mostra sua História", realizado em 2012, comparando o que viu com referenciais acadêmicos, fontes escritas, orais e imagética. Outro desfile, em 2008, também ofertou material de análise e influenciou na escolha profissional do estudante, que já cursou História. Segundo ele, "o livro a ser lançado é uma forma de devolver à comunidade de São Pedro um contributo por meus anos de estudo fora, afinal, o conhecimento e as reflexões desenvolvidas devem ser partilhadas".

A professora Virgínia Buarque destaca o papel dos moradores de São Pedro de Caldas na pesquisa. "Os moradores foram mais que personagens: foram agentes, porque abriram brechas e alternativas nos meandros do cotidiano, não raramente de forma desapercebida, quando não desvalorizada. Assim, no contato com esses variados percursos de construção de si em meio às sociabilidades de São Pedro de Caldas, certamente o leitor se sente incitado a ensaiar, com ousadia e criatividade, novos passos na sua relação com o lugar em que mora, estuda, trabalha… Enfim, a partir do qual tece suas vivências e seus amores", explica a professora.

O livro vai ser lançado no próximo sábado (7), às 14h30, no Salão Paroquial de São Pedro de Caldas. Durante o lançamento, também haverá apresentação de Violão Clássico, com Demétrius Souza, e exposição de imagens que retratam o passado do distrito.

O DISTRITO DE SÃO PEDRO DE CALDAS - MG: MEMÓRIAS E PATRIMÔNIO - O projeto se dedica à reconstituição das memórias do distrito, bem como à promoção de concepções e estratégias patrimoniais voltadas à consolidação e à legitimação de identidades histórico-sociais.

A escolha de São Pedro de Caldas deveu-se à reflexão que já vinha sendo desenvolvida sobre a localidade por Isaías, que disponibilizou fontes inéditas (manuscritas, jornalísticas, iconográficas). Durante a realização do projeto, esses documentos não se mostraram suficientes e por isso o pesquisador trabalhou também com depoimentos dos próprios moradores.

Para o projeto, a escuta das memórias sociais delineia uma concepção patrimonial que não se limita à cognição, mas evoca também afetos e mobilizações, viabilizando uma ressignificação histórica dos espaços histórico-sociais e formação de consciências individuais a partir dessa ressignificação.

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais