Ir para o conteúdo

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFOP recebe menção honrosa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Durante a 34ª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), o mestrando Leandro Silva Cândido do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (CBIOL), do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), foi contemplado por um trabalho em conjunto, orientado pelo professor Frank Silva Bezerra, do Departamento de Ciências Biológicas (DECBI) e pela doutora Natália Alves de Matos. 
 
Participaram também do projeto, realizado de 9 a 13 de setembro, em Campos do Jordão (SP), o doutorando Thalles de Freitas Castro, o mestrando Rafael Neto Chirico,  a graduanda Laisy Cristina de Paula e a professora Sílvia Dantas Cangussú, também do DECBI. 
 
O título da pesquisa apresentada é "High tidal volume induces oxidative stress and pulmonary inflammation in Wistar rats submitted to mechanical ventilation", em tradução livre "Volume corrente alto induz estresse oxidativo e inflamação pulmonar em ratos Wistar submetidos à ventilação mecânica". O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Fisiopatologia Experimental (LAFEx), criado em 2015, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade. 
 
A FeSBE tem como objetivo difundir conhecimentos científicos e se fazer representar junto às autoridades governamentais e à sociedade em geral na defesa dos temas relevantes para o desenvolvimento da ciência. Segundo Natália, a premiação recebida mostra a importância da pesquisa para a sociedade e a importância de o LAFEx ter sido criado além de influenciar positivamente a todos os pesquisadores envolvidos e em suas futuras pesquisas. 
 
FESBE - A Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), fundada em 1986, agrega 22 sociedades federadas e associadas. Seu objetivo é difundir conhecimentos científicos e fazer-se representar junto às autoridades governamentais e à sociedade em geral, na defesa dos temas relevantes para o desenvolvimento da ciência.
 
A reunião anual da Federação é um dos eventos mais tradicionais da ciência brasileira, e a sua 34ª edição cobriu os temas Biologia Celular, Biofísica, Bioquímica, Biologia Molecular, Biociência Nuclear, Psicologia, Endocrinologia, Farmacologia, Imunologia, Pesquisa Clínica e Neurociência. 

 

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais