Um parklet modular com "árvore solar" integrada foi o projeto vencedor da 2ª Maratona de Projetos do Minascon 2025. Desenvolvido por estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o projeto concorreu com outras 12 propostas de diferentes universidades mineiras.
O projeto "Parklet Modular" cria uma extensão da calçada sobre vagas de estacionamento, transformando o espaço em área de convivência. A estrutura inclui uma "árvore solar", com folhas fotovoltaicas, que serve como sombreamento durante o dia e ponto de iluminação à noite, garantindo autossuficiência energética.
ACESSIBILIDADE - A equipe vencedora foi formada por Annalyce Gomes, Clara Calixto, Érica Marinho e Luigi Teixeira. Conforme explicou Annalyce Gomes, aluna do 8º período, o projeto buscou unir acessibilidade e sustentabilidade. "O foco do nosso projeto foi a criação de um ambiente acolhedor para todas as idades e necessidades, que atendesse rigorosamente às normas de acessibilidade", explicou a estudante, acrescentando que a proposta, "além de se adequar ao contexto urbano em que fosse instalado, utilizou materiais de alta resistência, baixa manutenção e com o menor impacto ambiental possível".
A Maratona de Projetos é uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) e foi realizada em 25 e 26 de outubro. As equipes tiveram menos de 24 horas para desenvolver as propostas após o anúncio do tema. A avaliação foi realizada por uma banca composta por dois conselheiros do CAU/MG e um convidado externo.
A proposta vencedora utilizou como base os manuais de mobiliário urbano da Prefeitura de Belo Horizonte e garantiu à equipe da UFOP o prêmio de R$ 5 mil.