Ir para o conteúdo

Artigo de ex-aluno e professor da UFOP recebe destaque em revista científica internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
O artigo intitulado "Reciclagem de sedimentos provoca mudança na fugacidade de oxigênio do manto abaixo de arcos magmáticos durante o Grande Evento de Oxidação" é de autoria do ex-aluno do curso de graduação em Engenharia Geológica da UFOP Hugo Souza Moreira e do professor da Escola de Minas Luis Antônio Rosa Seixas. Publicado na revista internacional Nature Geoscience no dia 31 de agosto, o estudo ganhou destaque na comunidade científica.
 
A pesquisa revela evidências sobre como as mudanças na hidrosfera e atmosfera da Terra afetaram a composição química do manto terrestre ao longo do tempo. 
 
Os pesquisadores conduziram um monitoramento do estado de valência do elemento químico enxofre, presente em minúsculos cristais do mineral apatita. Esses cristais foram extraídos de rochas formadas imediatamente antes e depois do Grande Evento de Oxigenação (GEO), um evento geológico significativo que ocorreu há aproximadamente 2,1 bilhões de anos.
 
Momento crítico na história do planeta, o GEO consistiu em mudanças nas condições atmosféricas e em um aumento do nível de oxigênio. Essas mudanças afetaram a vida na Terra, e agora o estudo sugere que também deixaram uma marca indelével no manto terrestre.
 
Os resultados da pesquisa indicam que os sedimentos depositados no assoalho oceânico imediatamente após o GEO, que eram relativamente mais oxidados, foram posteriormente reciclados no manto terrestre em zonas de subducção formadas há bilhões de anos atrás. A pesquisa utiliza rochas e minerais provenientes do Cinturão Mineiro, próximos do município de Ouro Preto. 
 

 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais