Ir para o conteúdo

Caravana da Diversidade encerra percurso com reflexões sobre saberes, territórios e biodiversidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo pessoal
Grupo de participantes posa para foto em sala do ICEB, na UFOP, durante atividades da Caravana da Diversidade. Pessoas sorriem em pé e sentadas, com crachás de identificação e camisetas verdes.
A Caravana da Diversidade: Bionarrativas Sociais e Educação para a Biodiversidade Mineira – Edição Ouro Preto, realizada nos dias 16 e 17 de outubro, marcou o encerramento de um percurso iniciado em agosto, que percorreu diferentes regiões de Minas Gerais. Promovido pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e pelos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (MPEC) e Ecologia de Biomas Tropicais (BIOMAS), o evento reuniu docentes, estudantes, pesquisadores e representantes de comunidades locais em atividades voltadas ao diálogo entre ciência, cultura e sociedade.
 
Com o objetivo de valorizar a diversidade de saberes sobre a biodiversidade, os territórios e os modos de vida, a Caravana propôs práticas formativas que ressaltaram experiências interculturais, socioambientais e educativas desenvolvidas em Minas Gerais. A iniciativa itinerante é uma ação do projeto PROFBD – Observatório da Educação para Biodiversidade (PROFBD), do qual a UFOP participa por meio do professor Fábio Silva, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente. O projeto integra uma rede de pesquisadores com ênfase na formação de professores sensíveis à diversidade cultural, ao respeito às diferenças e ao combate às desigualdades. “Investigamos propostas de formação de um ponto de vista latino-americano, que afirme identidades historicamente silenciadas e violentadas pela perspectiva eurocêntrica e colonizadora próprias da modernidade. A Caravana da Diversidade é uma ação deste coletivo”, explica Fábio.
 
ATIVIDADES NA COMUNIDADE DE BOTAFOGO - Durante os dois dias de programação, a Caravana promoveu mesas redondas, rodas de conversa, oficinas e vivências que abordaram temas como territórios, afetos, saberes locais e educação ambiental. Entre as atividades realizadas, destacaram-se as mesas “Territórios como espaços de vida, afetos e aprendizagem” e “Que biologias estão presentes na minha vida?”, a roda de conversa “Como adiar o fim do mundo?”, além de uma oficina pedagógica e uma vivência na comunidade de Botafogo, em Ouro Preto.
 
Encerrando o ciclo iniciado em Divinópolis (UEMG), em agosto, e continuado em Uberaba, em setembro, a edição de Ouro Preto representou o fechamento de um processo de escuta e partilha entre universidades, escolas e comunidades. Fábio destaca que Ouro Preto é uma cidade marcada por uma rica tessitura histórica e cultural, onde o passado colonial se entrelaça com a vitalidade das comunidades e dos ecossistemas locais, e que “além de seu valor histórico, é também um território de sociobiodiversidade: abriga uma multiplicidade de saberes e práticas ligadas à convivência com a natureza, à agricultura familiar, às águas, às serras e às matas que a cercam”. Ele complementa que “a diversidade biológica se encontra com a diversidade cultural, compondo um mosaico vivo de relações entre pessoas, territórios e formas de existir e resistir”.
 
Com a etapa ouro-pretana, a Caravana da Diversidade encerra seu percurso por Minas Gerais, consolidando-se como um espaço de encontro entre ciência, educação e cultura. O projeto deixa como legado o fortalecimento de redes colaborativas entre instituições de ensino, comunidades e movimentos sociais, além de reafirmar o papel da UFOP na promoção de uma educação plural e comprometida com a valorização da sociobiodiversidade e a justiça socioambiental. 

 

Veja também

2 Dezembro 2025

O estudante do curso de Engenharia de Produção da UFOP Bernardo Almeida Rocha apresentou sua pesquisa de iniciação científica no...

Leia mais

2 Dezembro 2025

O curso de Computação da UFOP realizou a quarta edição do Workshop de Computação, em comemoração aos 34 anos de...

Leia mais

1 Dezembro 2025

O professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP Éden Peretta ministrou duas conferências em eventos em...

Leia mais

28 Novembro 2025

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP realiza uma Avaliação Sensorial de Barras de Frutas Mistas...

Leia mais