A comitiva de pesquisadores brasileiros, liderada pelo professor Marcos Knupp, do Departamento de Turismo (Detur), realizou uma visita técnica à Tailândia e à Itália. Os pesquisadores estão vinculados à Rede Cátedra da Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas. A pesquisa conta com o finaciamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O encontro incluiu quatro cidades criativas da Tailândia: Bangkok, capital reconhecida como cidade do design; Chiang Mai, famosa por sua arte e artesanato, similar ao que se vê em Ouro Preto; e Phuket, conhecida por sua gastronomia.
A agenda teve início em Bangkok, onde os pesquisadores discutiram questões relacionadas à governança da economia criativa em nível nacional, enfatizando o desenvolvimento das regiões e cidades criativas tailandesas. Essa discussão destacou a importância do Estado na articulação de políticas públicas que fomentem a criatividade e o desenvolvimento econômico.
Na cidade de Chiang Mai, os pesquisadores participaram do International Congress on Public Policy (ICPP 7), realizado na sede da Chiang Mai University, apresentando artigos científicos e participando de sessões temáticas que integraram extensão e pesquisa.
TROCA DE CONHECIMENTO - Durante o estadia em Chiang Mai, a comitiva foi recebida no Thailand Creative & Design Center, centro de referência para a promoção da economia criativa. O encontro teve como objetivo a prospecção de parcerias e a troca de conhecimentos entre a cidade e Ouro Preto, considerando suas semelhanças enquanto cidades criativas voltadas à arte popular e ao artesanato. Essa aproximação possibilita colaborações institucionais entre as universidades, poder público e sociedade civil.
A visita à Tailândia chegou ao fim em Phuket, cidade referência em gastronomia, onde a delegação visitou a Universidade Prince of Songkla (PSU). O encontro serviu para troca de experiências sobre políticas públicas e economia criativa local voltadas à gastronomia e ao turismo.
Na sequência, a comitiva desembarcou em Roma, capital italiana e cidade criativa do cinema, onde o foco foi na prospecção de cooperação internacional e no fortalecimento institucional.
A participação da UFOP nessa missão técnica reafirma seu papel na promoção da economia criativa como ferramenta para o desenvolvimento sustentável e no fortalecimento da economia criativa de Ouro Preto. Em particular, a possível parceria com Chiang Mai é vista como estratégica para valorizar o artesanato e a arte popular em uma escala internacional, com potencial para gerar impactos significativos nos âmbitos social, econômico e cultural.