Ir para o conteúdo

Departamento de História realiza atividades durante a quarentena

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Para dar continuidade às atividades durante a pandemia de covid-19, professores do Departamento de História (Dehis) criaram um canal de divulgação científica no YouTube e publicam semanalmente a série "Pesquisas em Andamento". O objetivo é falar sobre as pesquisas que foram desenvolvidas antes do início da quarentena e os vídeos são publicados às quintas-feiras.
 
O episódio piloto foi feito pela chefe de departamento, Luisa Rauter, sobre o tema "A Historicidade do Político: as manifestações de junho de 2013 no Brasil", que investiga as interpretações e narrativas produzidas sobre aquele período. A pesquisa teve apoio de dois bolsistas que cuidaram da parte documental: Nilson Almeida e Agnaldo Medeiros. 
 
A docente ressalta a importância da divulgação das pesquisas no formato digital: "é uma maneira de se aproximar do público não especializado, mostrando a importância das nossas pesquisas e a relevância social dos estudos que realizamos, dando a eles um caráter de divulgação científica".
 
No segundo episódio, o professor Bruno Tadeu Salles, membro do Laboratório de estudos medievais do Dehis, fala sobre "A Ordem dos Cavaleiros Templários e as Comunidades de Habitantes na Provença Oriental". O assunto é tema do seu projeto de pós-doutorado, previsto para 2021, e é é uma continuidade dos trabalhos com os manuscritos dos séculos XII e XIII.
 
Para conferir os vídeos já produzidos, acesse o canal do projeto.
 
GRUPO DE ESTUDOS - Além dos vídeos que estão sendo divulgados, o departamento possui grupos de estudos que continuam com suas discussões de maneira remota. As atividades são coordenadas por professores do curso de História e são abertas a todos os alunos que se interessarem.
 
 
 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais