Egresso da Pós em História lança livro sobre mulheres negras acusadas de feitiçaria em MG
Divulgação
Criado por Nathália Paes em qui, 10/07/2025 - 15:23 | Editado por Patrícia Pereira há 2 meses.
O egresso da pós-graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Giulliano Glória de Sousa, lança o livro "Tidas e havidas por feiticeiras: mulheres pretas e mestiças acusadas de feitiçaria nas Minas Gerais colonial". O evento ocorre nesta sexta (11), no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Governador Valadares, com entrada gratuita. A programação inclui leitura de trechos da obra, sessão de autógrafos e um momento de confraternização.
O livro é resultado da tese de doutorado desenvolvida por Giulliano na UFOP. O trabalho investiga os processos de criminalização de mulheres pretas e mestiças acusadas de práticas de feitiçaria durante o período colonial mineiro, abordando também suas lutas e resistências.
A pesquisa contou com o apoio do PPGHIS e do Núcleo de Pesquisas Império e Lugares no Brasil da UFOP e com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O lançamento é realizado com a parceria do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus de Governador Valadares.