Ir para o conteúdo

Equipe do Icea desenvolve ferramenta colaborativa para ajudar população durante a pandemia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução
Um grupo de estudantes do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), orientado pelo professor Rafael Alexandre, do Departamento de Computação e Sistemas, desenvolveu uma plataforma colaborativa, o Radar Viral, com o objetivo de mostrar como estão os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 em cada município.

A partir da busca do site, é possível saber em quais bairros há mais ou menos casos e, consequentemente, maior ou menor risco de crescimento do número de casos da doença. 

O mapa é construído colaborativamente, já que, quando acessa a ferramenta, o usuário pode responder a um questionário, que segue o Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus (2019-nCoV) do Ministério da Saúde. Nele, a pessoa informa quais os sintomas que apresenta naquele momento — tudo de forma sigilosa —, colaborando para que a ferramenta tenha dados atualizados da propagação do novo coronavírus.

No site, os usuários podem também dar depoimentos sobre os hospitais, informando sobre atendimento, infraestrutura e lotação. Outro recurso oferecido pelo Radar Viral é a possibilidade de pedir ajuda ou ajudar pessoas da sua comunidade, através da criação de campanhas solidárias ou pedidos individuais, permitindo que o usuário dê a sua contribuição. É possível ainda divulgar serviços.
 
Conheça: radarviral.com.br.

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais