Criado por Pedro Vieira em ter, 20/02/2024 - 10:10 | Editado por Lígia Souza há 11 meses.
Uma delegação da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) representou o Brasil no Sustainable Industrial Processing Summit (Sips), realizado no Panamá, e foi destaque no evento. Cinco alunos da graduação em Engenharia (de Minas, Metalúrgica e Ambiental) e quatro alunos dos programas de pós-graduação em Engenharia de Materiais (Redemat) e em Ciência – Física de Materiais (Fimat) participaram do encontro.
O professor Paulo Assis, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Demet) e do Redemat, também participou e foi homenageado pelo Sips. Em reverência ao docente, o simpósio destinado ao debate sobre produção sustentável de ferro e aço foi intitulado "Assis International Symposium on Advanced Sustainable Iron & Steel Making".
A homenagem ao docente é justificada no site do evento pela importância de sua prática de pesquisa, que "sempre foi movida pela curiosidade e pela tentativa de dar e desenvolver tecnologia. Todas são caracterizadas pelo pensamento crítico, pela criatividade e por um desejo insaciável de compreensão".
O professor conta que foi gratificante receber a honraria, além da oportunidade de estar junto com seis pesquisadores premiados com o Nobel. Ele também menciona que "isso representa um reconhecimento internacional, mostrando o quanto a tecnologia tem sido desenvolvida no nosso país".
escola_de_minas_e_destaque_em_conferencia_internacional_no_panama_1.png
No artigo, é apresentada a disponibilidade de biomassa no Brasil, assim como as características e níveis de emissão do setor. O estudante explica que a motivação nos estudos "vem da curiosidade e da vontade de contribuir para o desenvolvimento da sociedade". Segundo Dimas, "a economia de baixo carbono possui diversas iniciativas, assim como o sequestro de CO2 no processo, e o Brasil possui vantagens climáticas, geográficas e em sua matriz energética".
Os demais estudantes apresentaram trabalhos com temáticas variadas referentes à sustentabilidade, como: economia circular; bioenergia; descarbonização na siderurgia; processamento das ligas de Ni-Ti; e comparação de duas rotas de produção de bioplástico.
O evento aconteceu no Panamá, de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2023, e reuniu diversos pesquisadores de todo o mundo, entre eles nove ganhadores do Prêmio Nobel.