skip to content

Estudante da UFOP é finalista mundial do Red Bull Basement University

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
A estudante do Programa de Engenharia de Materiais (Redemat) da UFOP Bárbara Gosziniak Paiva é uma das finalistas do programa Red Bull Basement University 2021. Foram submetidas 4.041 ideias de vários países e selecionadas 43 para a etapa final.
 
Formada em Engenharia Ambiental pela UFOP, Bárbara desenvolveu o projeto de uma garrafa para esterilização de água por radiação, filtragem a resfriamento de água para o consumo humano em regiões com precárias condições sanitárias. O projeto, denominado de AQUALUX, pode ser aplicado em regiões e situações onde o acesso a água potável não seja acessível, como regiões de baixo desenvolvimento, além de dar suporte a esportistas e campistas. 
 
"A oportunidade de idealizar e desenvolver um produto que possa beneficiar as comunidades sem acesso a água potável, ou os esportistas e simpatizantes em atividades em campo, é fantástica, é a principal inspiração para o desenvolvimento da Aqualux”, conta Bárbara. 
 
A ideia do projeto surgiu a partir da participação da estudante na disciplina Empreendedorismo e Inovação, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, ministrada pelo professor André Luís Silva, e contou com a mentoria dos professores Rodrigo Fernando Bianchi e André Talvani, bolsistas de produtividade do CNPq e coordenadores dos Laboratórios de Polímeros e de Propriedades Eletrônicas de Materiais (Lappem/Defis) e de Imunobiologia da Inflamação (Labbin/DECBI) da UFOP. Os laboratórios e pesquisadores contam com apoio da Fapemig, Capes e CNPq para o desenvolvimento de projetos e trabalhos científicos e tecnológicos voltados à promoção da saúde humana.
 
Bárbara representará a UFOP e o Brasil na grande final, que acontece de 13 a 15 de dezembro em Istambul, na Turquia, onde terá a oportunidade de se reunir e colaborar com mentores, obter feedback de grandes empresários, participar de workshops e apresentar a ideia a grandes especialistas. A ideia vencedora receberá recursos para o desenvolvimento tecnológico do produto.
 
RED BULL BASEMENT UNIVERSITY - O programa objetiva promover ideias inovadoras e tecnologias, ainda no contexto das Universidades, para aplicar e melhorar as condições de vida no mundo moderno. Através do uso de tecnologia e de ferramentas modernas em mais de 20 países, busca tornar as comunidades mais ativas e conscientes em diversas áreas (consumo e produção sustentável, segurança, acessibilidade, inclusão, corpo e mente, carreira, água limpa, ações climáticas, educação, empoderamento, energia e cidades inteligentes). 

Veja também

3 Dezembro 2021

A Universidade Federal de Ouro Preto participa de uma iniciativa de cooperação internacional desenvolvida em parceria com outras sete universidades...

Leia mais

30 Novembro 2021

Os resultados finais da avaliação dos projetos recomendados nos editais de seleção de orientadores de Iniciação Científica são para o...

Leia mais

24 Novembro 2021

O Grupo de Pesquisa e Ensino em Nutrição e Saúde Coletiva (Gpensc) da Escola de Nutrição (Enut) da Universidade Federal...

Leia mais

22 Novembro 2021

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) divulga o resultado preliminar dos projetos recomendados nos editais de seleção de...

Leia mais