Ir para o conteúdo

Estudante da UFOP é finalista mundial do Red Bull Basement University

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
A estudante do Programa de Engenharia de Materiais (Redemat) da UFOP Bárbara Gosziniak Paiva é uma das finalistas do programa Red Bull Basement University 2021. Foram submetidas 4.041 ideias de vários países e selecionadas 43 para a etapa final.
 
Formada em Engenharia Ambiental pela UFOP, Bárbara desenvolveu o projeto de uma garrafa para esterilização de água por radiação, filtragem a resfriamento de água para o consumo humano em regiões com precárias condições sanitárias. O projeto, denominado de AQUALUX, pode ser aplicado em regiões e situações onde o acesso a água potável não seja acessível, como regiões de baixo desenvolvimento, além de dar suporte a esportistas e campistas. 
 
"A oportunidade de idealizar e desenvolver um produto que possa beneficiar as comunidades sem acesso a água potável, ou os esportistas e simpatizantes em atividades em campo, é fantástica, é a principal inspiração para o desenvolvimento da Aqualux”, conta Bárbara. 
 
A ideia do projeto surgiu a partir da participação da estudante na disciplina Empreendedorismo e Inovação, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, ministrada pelo professor André Luís Silva, e contou com a mentoria dos professores Rodrigo Fernando Bianchi e André Talvani, bolsistas de produtividade do CNPq e coordenadores dos Laboratórios de Polímeros e de Propriedades Eletrônicas de Materiais (Lappem/Defis) e de Imunobiologia da Inflamação (Labbin/DECBI) da UFOP. Os laboratórios e pesquisadores contam com apoio da Fapemig, Capes e CNPq para o desenvolvimento de projetos e trabalhos científicos e tecnológicos voltados à promoção da saúde humana.
 
Bárbara representará a UFOP e o Brasil na grande final, que acontece de 13 a 15 de dezembro em Istambul, na Turquia, onde terá a oportunidade de se reunir e colaborar com mentores, obter feedback de grandes empresários, participar de workshops e apresentar a ideia a grandes especialistas. A ideia vencedora receberá recursos para o desenvolvimento tecnológico do produto.
 
RED BULL BASEMENT UNIVERSITY - O programa objetiva promover ideias inovadoras e tecnologias, ainda no contexto das Universidades, para aplicar e melhorar as condições de vida no mundo moderno. Através do uso de tecnologia e de ferramentas modernas em mais de 20 países, busca tornar as comunidades mais ativas e conscientes em diversas áreas (consumo e produção sustentável, segurança, acessibilidade, inclusão, corpo e mente, carreira, água limpa, ações climáticas, educação, empoderamento, energia e cidades inteligentes). 

Veja também

20 Fevereiro 2024

Uma delegação da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) representou o Brasil no Sustainable Industrial Processing...

Leia mais

19 Fevereiro 2024

A técnica administrativa do Departamento de Química (Dequi) Natália Roberta Marques Tanure teve sua pesquisa de mestrado transformada em capítulo...

Leia mais

7 Fevereiro 2024

O Núcleo de Direito do Consumidor (NDCon), vinculado ao Departamento de Direito (Dedir) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),...

Leia mais

30 Janeiro 2024

A equipe responsável pela pesquisa busca voluntários egressos do curso de Serviço Social da UFOP para responderem o questionário. O...

Leia mais