skip to content

Estudante do ICEA cria aplicativo para alunos da Engenharia Elétrica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Acervo Pessoal

A estudante de Engenharia Elétrica do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da UFOP, Juliana Batista, foi selecionada para apresentar, no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia 2018 (Conbege), em Salvador (BA), seu projeto beta do App "Guia do Aluno de Engenharia Elétrica". 

O projeto visa complementar o site da Universidade, disponibilizando informações específicas para os alunos do curso, tais como dados sobre colegiado, departamento, oportunidades acadêmicas, horários de ônibus para o instituto e oportunidades de estágio. O desenvolvimento do aplicativo fez parte da pesquisa Pró-Ativa da aluna. Uma simulação do aplicativo pode ser acessada no link

O app ainda não está disponível em lojas oficiais para download, entretanto, pelo link de simulação, é possível baixá-lo em aparelhos de celular. "O aplicativo é uma plataforma que pode ser utilizada de forma rápida para sanar dúvidas sobre os diversos processos da instituição e específicos do curso de engenharia elétrica", explica Juliana no artigo submetido ao Conbege. Para isso, ela e a equipe de 31 alunos envolvidos no projeto, orientados pelo professor Rodrigo Augusto Ricco, realizaram pesquisas de opinião com o objetivo de atender aos desejos dos discentes com relação ao conteúdo disponibilizado. 

Além de oferecer acesso às informações de forma mais simples, o aplicativo busca proporcionar uma melhora na vida acadêmica dos alunos da Engenharia Elétrica. "Muitas vezes ficamos perdidos sem saber se o que o professor está fazendo é o correto e se temos direito de reclamar. O aplicativo vem pra preencher essa lacuna que as dúvidas geram", reitera Juliana. 

Ainda segundo a aluna, o aplicativo reúne informações do site do ICEA que é pouco conhecido pelas pessoas, inclusive pelos próprios alunos do instituto. Como hoje a maioria possui um telefone celular, essa foi a melhor forma encontrada de realizar uma ampla divulgação. 

Segundo Ricco, espera-se que o número de reprovações e a qualidade de vida dos alunos melhorem com o acesso às informações essenciais do curso de Engenharia Elétrica e da rotina acadêmica do instituto. "As impressões são ótimas e foram confirmadas por meio do feedback dos alunos que tiveram contato com o aplicativo. Apesar de ainda estar na versão beta, esperamos no futuro que ele seja ainda mais funcional", aponta o professor orientador do projeto. 

WEB APP — O "Guia para estudantes de Engenharia Elétrica" é enquadrado em um web app. Isso quer dizer que ele é composto por uma página na internet que pode ser acessada, como qualquer outro site, por intermédio de um navegador. Mas, por ser também um aplicativo, o usuário tem a opção de instalar na tela inicial do seu dispositivo móvel, criando um atalho para acessá-lo. 

Diferentemente de outros aplicativos (conhecidos como apps nativos e híbidros), o web app não utiliza funcionalidades do dispositivo como câmera e GPS e também não ocupa espaço de memória do aparelho. Contudo, só funciona se estiver conectado à internet.

COBENGE — O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia acontece de 03 a 06 de setembro e traz como tema "Educação inovadora para uma engenharia sustentável". O evento acontece anualmente e tem como foco produzir mudanças necessárias para a melhoria da qualidade do ensino de graduação e pós-graduação em engenharia e tecnologia no Brasil. 

Confira o artigo completo que traz todas as informações sobre o aplicativo.

 

Veja também

8 Abril 2020

O Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin) da UFOP disponibilizou uma plataforma com conteúdos voltados para a área da Saúde...

Leia mais

7 Abril 2020

A Liga Acadêmica de Fisiologia Endócrina e Metabolismo (Lafem) da UFOP vai debater o tema "Covid-19 x Endocrinologia", abordando esta...

Leia mais

6 Abril 2020

Os formulários do Projeto Coorte de Universidades Mineiras (Cume) serão enviados para o e-mail pessoal ou institucional dos ex-alunos de...

Leia mais

31 Março 2020

O Laboratório de Análise Experimental e Simulação de Sistemas (Laess) do curso de Engenharia Mecânica da UFOP começa a produzir...

Leia mais