Criado por Fernanda Walmer em qui, 10/10/2019 - 11:05 | Editado por Lígia Souza há 5 anos.
Marlene Notélio de Morais foi agraciada com o prêmio de melhor apresentação oral do Simpósio F - Organic Electronics and Bioelectronics: Fundamentals, Applications and Emerging Technologies. A estudante apresentou o trabalho intitulado "Temperature and solvent effects on P3HT:PCBM bulk-heterojunctions: morphological analysis on atomistic molecular dynamics simulations", que é parte de sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências - Física de Materiais, em fase de conclusão.
A pesquisa representa uma alternativa para o futuro em termos de energia limpa e renovável. Ele consiste na caracterização morfológica de uma microestrutura para aplicação em dispositivos fotovoltaicos orgânicos, que convertem luz solar em energia elétrica, compostos por material orgânico (em sua maioria carbono), sendo, portanto, leves, flexíveis e sustentáveis.
O trabalho foi realizado sob orientação da professora Melissa Siqueira Savedra e coorientação de Ranylson Marcello Leal Savedra, que fazem parte do grupo Molecular Simulation of Materials (MolSMat). A pesquisa é desenvolvida no Laboratório de Simulação Computacional (LabSimCo) do Departamento de Física da UFOP. Para Marlene, "foi honroso ter o trabalho reconhecido por especialistas renomados internacionalmente e ter conseguido destaque entre as centenas de trabalhos que foram apresentados. É um incentivo para a continuidade de uma pesquisa de qualidade que venha a contribuir para o avanço científico".
whatsapp_image_2019-09-24_at_10.58.00_1_editado.jpeg
17496_imagem_1_edit.jpeg
O EVENTO - O MRS Meeting possui versões europeia, norte-americana e brasileira, organizadas pela Materials Research Society, uma sociedade de pesquisadores da área de materiais. O XVIII Brazilian MRS Meeting, realizado em Balneário Camboriú, foi organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat).
Este ano, o evento reuniu cerca de 1.800 pesquisadores do Brasil e mais de uma dezena de outros países, contando com 23 simpósios em todas as áreas de ciência de materiais, com mais de 2.500 trabalhos apresentados provenientes de todas as regiões do país e do exterior.