Ir para o conteúdo

Estudo de professor da UFOP recebe prêmio internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo pessoal
O grupo de pesquisa The TOGETHER Trial, que inclui pesquisadores da UFOP, recebeu o prêmio David Sackett na 43º reunião anual da Society for Clinical Trials (SCT). O professor Leonardo Savassi, do Departamento de Medicina, é um dos responsáveis pela pesquisa.
 
O prêmio foi entregue ao coordenador da pesquisa no Brasil, Gilmar Reis, professor do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), e ao coordenador canadense, Edward J. Mills, da McMaster University. A premiação aconteceu de 15 a 18 de maio na cidade de San Diego, na Califórnia. 
 
O The TOGETHER Trial é resultado de uma parceria entre Brasil e Canadá que analisa o efeito de diversos remédios em pacientes com covid-19. No Brasil, há 22 lugares que fazem a coleta de dados. Em Ouro Preto, a pesquisa é feita na UPA Dom Orione, sob coordenação do professor Leonardo Savassi. Os estudantes de medicina da UFOP participantes do projeto realizam a triagem dos pacientes com covid-19 e algum fator de risco. Posteriormente, é feita a análise dos efeitos dos medicamentos nesses pacientes. 
 

premio_david_sacktt.png

Arquivo Pessoal
Prêmio David Sackett em San Diego
 
Segundo o professor Leonardo, todos os procedimentos são rigorosamente executados de acordo com as orientações do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), aprovado nacionalmente pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) e internacionalmente no ClinicalTrials.gov. Todos os pacientes são convidados a participar e recebem uma explicação sobre a pesquisa. Não são divulgadas informações privadas de nenhum paciente e apenas os pesquisadores têm acesso a cada caso. Leonardo explica que a pesquisa recebeu o prêmio pela eficiência na análise dos medicamentos: "Esse desenho de estudo para a pandemia se mostrou muito adequado e capaz de dar respostas rápidas".
 
O The TOGHETER Trial já possui quatro artigos publicados nos periódicos JAMA, The Lancet Gobal Health, The Lancet Americas, New England Journal of Medicine. Para o professor, o estudo é importante porque os remédios analisados já existiam e são mais baratos do que os novos remédios criados especificamente para tratar a covid. Na pesquisa, o medicamento que mostrou resultado foi o fluvoxamina, um antidepressivo que tem efeito na cadeia de inflamação. Com ele, os pacientes tiveram menos internações e complicações. Leonardo diz que são efeitos modestos, como os dos novos remédios, mas interessantes. 
 
O professor também pontua que toda a pesquisa é financiada pela iniciativa privada, inclusive as bolsas oferecidas aos estudantes. Devido aos cortes orçamentários na Educação, o estudo não recebe auxílio financeiro público. 
 
PRÊMIO DAVID SACKETT - Desde 2008, SCT concede o prêmio a um estudo, publicado no ano anterior, que busca melhorar a humanidade, com excelente metodologia e outros critérios. O nome do prêmio é em homenagem ao médico americano David Sackett, pioneiro na medicina baseada em evidência. Nascido em 1934, ele fundou o primeiro departamento de clínica epidemiológica do Canadá, na McMaster University.
 
 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais