Ir para o conteúdo

Ex aluna da UFOP é selecionada para curso internacional de Física

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Kátia Solange Fonseca do Rosário Vilela foi selecionada para participar do Curso de Física CERN, projeto de grande importância científica organizado por um dos maiores laboratórios de pesquisa em física no mundo, localizado em Portugal.

Aprovada no processo seletivo de 2019, Kátia Vilela participará de aulas sobre física de partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas às instalações do CERN. Ao todo, foram vinte professores brasileiros escolhidos. Kátia será uma dos três professores representantes do estado de Minas Gerais e uma das três professoras representantes das mulheres brasileiras.

Kátia cursou seu mestrado na UFOP e atuou como professora no departamento de Física entre 2013 e 2016. A participação em um programa internacional de pesquisa e divulgação científica terá grande relevância para sua carreira. Também se beneficiarão com reflexos diretos da capacitação as comunidades escolares onde esses professores atuam.

Porém, apesar da importância da oportunidade, a organização não poderá conceder apoio financeiro a todos os professores selecionados. Por isso, a ex-aluna está tentando viabilizar o apoio por conta própria, com as escolas em que trabalha e com pessoas que acreditam na educação, por meio de um financiamento coletivo online.

CERN - Centro Europeu de Pesquisas Nucleares. Recolocou em funcionamento, em 2009, o grande colisor de hádrons (LHC), que provoca colisões próximas à velocidade da luz, dando origem a novas partículas. O LHC tem 27 km de circunferência e 100 metros de profundidade e se localiza na divisa entre a França e a Suíça.

Saiba mais aqui

 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais