skip to content

Ex aluna da UFOP é selecionada para curso internacional de Física

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Kátia Solange Fonseca do Rosário Vilela foi selecionada para participar do Curso de Física CERN, projeto de grande importância científica organizado por um dos maiores laboratórios de pesquisa em física no mundo, localizado em Portugal.

Aprovada no processo seletivo de 2019, Kátia Vilela participará de aulas sobre física de partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas às instalações do CERN. Ao todo, foram vinte professores brasileiros escolhidos. Kátia será uma dos três professores representantes do estado de Minas Gerais e uma das três professoras representantes das mulheres brasileiras.

Kátia cursou seu mestrado na UFOP e atuou como professora no departamento de Física entre 2013 e 2016. A participação em um programa internacional de pesquisa e divulgação científica terá grande relevância para sua carreira. Também se beneficiarão com reflexos diretos da capacitação as comunidades escolares onde esses professores atuam.

Porém, apesar da importância da oportunidade, a organização não poderá conceder apoio financeiro a todos os professores selecionados. Por isso, a ex-aluna está tentando viabilizar o apoio por conta própria, com as escolas em que trabalha e com pessoas que acreditam na educação, por meio de um financiamento coletivo online.

CERN - Centro Europeu de Pesquisas Nucleares. Recolocou em funcionamento, em 2009, o grande colisor de hádrons (LHC), que provoca colisões próximas à velocidade da luz, dando origem a novas partículas. O LHC tem 27 km de circunferência e 100 metros de profundidade e se localiza na divisa entre a França e a Suíça.

Saiba mais aqui

 

Veja também

16 Novembro 2017

A tese de doutorado "Do Leishflow ao Leishplex: inovações tecnológicas da sorologia por citometria de fluxo aplicado ao diagnóstico da...

Leia mais

16 Novembro 2017

A equipe Rodetas, fundada no Laboratório de Tecnologias Industriais da Escola de Minas, obteve o título de vice-campeã na Competição...

Leia mais

4 Dezembro 2017

Os números são do resultado da Chamada de Demanda Universal, que é a mais abrangente lançada pela Fundação de Amparo...

Leia mais

13 Dezembro 2017

Estão disponíveis, no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação , os resultados preliminares dos seguintes programas de iniciação científica:...

Leia mais