Ir para o conteúdo

Ex-aluno da UFOP publica TCC em revista internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Destaque
Com: 
Júlia Martins
O ex-aluno do curso de Educação Física da UFOP, Matteus Dinis Oliveira, teve seu trabalho de conclusão de curso (TCC) publicado pela revista internacional Cardiovascular Journal of Africa. O estudo intitulado "Seis meses de treinamento resistido melhoram a variabilidade da frequência cardíaca em idosos" foi orientado por pesquisadores do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Escola de Educação Física da UFOP.
 
O objetivo principal foi investigar os efeitos do treinamento físico sobre parâmetros de variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em idosos. A VFC é um método não invasivo utilizado para avaliar a saúde — física e emocional — global dos indivíduos através da análise do sistema nervoso autônomo. Para isso, é utilizado um eletrocardiograma a fim de avaliar a predominância de ativação do sistema simpático e/ou parassimpático.
 
A pesquisa analisou a VFC em contexto de um treinamento de musculação com duração total de seis meses. Os resultados mostraram que o programa de treinamento contribuiu para um aumento na predominância da atividade parassimpática em repouso, ou seja, o corpo retornava a um estado estável e de calma mais "facilmente". Os idosos analisados apresentaram também uma redução na predominância da atividade simpática, o que permite dizer que o sistema de preparação do organismo para luta ou fuga foi melhorado pelo treinamento físico.
 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais