A formação inicial de professores de Educação Física e a inclusão de alunos com deficiência foram temas da pesquisa de Wander Luís Ferreira no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFOP. O pesquisador, que é o atual diretor na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, foi orientado pelo professor José Rubens Lima Jardilino.
Formado em Educação Física, com especialização em esporte e atividade física para deficientes pela UFJF, Wander tem experiência com a educação física inclusiva para alunos com deficiência em escolas especiais, como as APAEs, e também em escolas de ensino regular. A motivação para a dissertação de mestrado veio dessas experiências e percepções quanto à formação de professores de educação física que trabalham com pessoas com deficiência e às limitações das disciplinas da área na graduação.
A educação física inclusiva depende da vivência e da busca de conhecimento na tentativa de melhorar a interação desses alunos. "Acho que a parte inclusiva envolve aquele toque, uma palavra amiga, a vivência daquele aluno com os outros alunos. O futuro professor de educação física tem que ter esse desafio, repensar a prática pedagógica e a didática. Precisa passar a ser autocrítico e pensar como reagir e como ver essa situação de maneira que possa atender a todos. Deve estudar, compreender, pesquisar, mas o vivenciar é o que vai fazer diferença", ressalta.
Na pesquisa, de caráter documental, Wander investigou os componentes curriculares de cursos de formação de professores de educação física de dez universidades públicas de Minas Gerais, buscando o tema inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Ele constatou que o número de disciplinas com relação à formação do professor para um trabalho inclusivo é pequeno e alerta que "algumas outras disciplinas sobre práticas inclusivas estão presentes, mas estão mais voltadas para a questão do modelo médico, do corpo mais saudável, do treinamento esportivo". Segundo ele, as disciplinas dessa área aparecem como optativas.
Outro aspecto abordado na pesquisa é a importância da busca pelo currículo oculto, ou seja, aquele que vai além do currículo do curso. Para Wander, é isso que possibilita ao profissional a aplicação dos novos conhecimentos nas aulas práticas e o desenvolvimento dos aspectos relacionados à área de atuação.