Ir para o conteúdo

Graduanda da UFOP recebe menção honrosa em prêmio nacional de História da Mídia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo Pessoal
Cinco mulheres sorridentes posam para a foto em um evento. A do centro, com cabelo castanho escuro, e a da esquerda, com cabelo cacheado, seguram certificados. As outras três também sorriem e estão próximas a elas.
O trabalho "Fantasmas ditatoriais encarnados em obras contemporâneas: assombros da ditadura civil-militar brasileira visados artisticamente", da estudante de Jornalismo da UFOP Sarah Moreira, orientado pela professora do Departamento de Jornalismo (Dejor) Ana Carolina Lima Santos, recebeu menção honrosa no Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia. O artigo foi reconhecido entre os melhores trabalhos de graduação apresentados no evento. A premiação ocorreu durante o XV Encontro Nacional de História da Mídia (Alcar), realizado em Mariana, na semana passada.
 

alcar_2.jpg

Arquivo Pessoal
Duas mulheres sorriem para a câmera, segurando certificados de prêmio. A da esquerda tem cabelo castanho escuro e veste um suéter azul. A da direita, com cabelo cacheado escuro, usa uma jaqueta jeans sobre um vestido estampado. As duas usam crachás.
Sarah Moreira e Ana Carolina Lima
 
O artigo foi desenvolvido a partir do projeto de Iniciação Científica "A Ditadura Apropriada", que analisa como obras de arte contemporâneas (principalmente a partir dos anos 2000) incorporam imagens da ditadura civil-militar sob um ar de fantasmagoria e o que essas representações revelam sobre a memória desse período. Sarah participa da pesquisa desde 2023, inicialmente vinculada ao Programa de Iniciação à Pesquisa (Pop/UFOP) e atualmente vinculada ao Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (Pivic/UFOP).
 
Ao se debruçar sobre essas obras, Sarah e sua orientadora identificaram a presença constante da figura do fantasma, que passou a ser analisada como metáfora das memórias do período. "Percebemos que, em diferentes trabalhos, essa imagem se repetia. Então começamos a refletir sobre o que essas figuras poderiam revelar: seja sobre a memória das vítimas ou sobre a memória registrada em documentos. Foi a partir dessa observação que construímos o artigo", explica.
 
Para Sarah, a menção honrosa representa mais do que um reconhecimento acadêmico. A aluna aponta que o prêmio é fundamental por valorizar pesquisas produzidas ainda na graduação e mostrar a relevância de temas muitas vezes silenciados. "Receber essa menção é um reconhecimento importante, principalmente porque falar sobre as memórias da ditadura ainda é um desafio no Brasil, mas é necessário para a constituição da história e da comunicação do país", afirma.
 
A orientadora, Ana Carolina Lima, destaca a relevância da premiação. "O Encontro Nacional de História da Mídia é um espaço consolidado da pesquisa em Comunicação. Ter um artigo julgado como um dos melhores a nível de graduação entre os apresentados é um reconhecimento ao trabalho que Sarah vem desenvolvendo desde 2023, além de indicar a qualidade da formação oferecida no curso de Jornalismo", avalia. A professora ainda reforça que esse resultado também sinaliza a importância das políticas de Iniciação Científica da Universidade para o incentivo à pesquisa.
 
Com o reconhecimento, Sarah celebra também o papel da Universidade em sua trajetória: "A UFOP me acolheu desde o início e proporcionou o ambiente para que essa pesquisa fosse possível e gerasse frutos. Sinto que esse prêmio é também um reflexo da importância da Iniciação Científica no incentivo à formação de futuros pesquisadores", conclui.

 

Veja também

18 Dezembro 2025

O trabalho "Instituições de Ensino Superior (IES) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): Agroecologia e Promoção da Saúde...

Leia mais

17 Dezembro 2025

O professor Aisllan Assis, da Escola de Medicina da UFOP, publicou um artigo científico derivado de sua tese de doutorado...

Leia mais

17 Dezembro 2025

O livro "Histórias, memórias e vivências de professores(as) que ensinaram matemática" foi recentemente lançado gratuitamente em formato digital pela Editora...

Leia mais

17 Dezembro 2025

Os professores do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Jorge Luís Costa e André Felipe Pinto Duarte e a professora...

Leia mais